FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ENTRE SABERES E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Este artigo aborda a formação continuada de professores e sua interface com os saberes e as práticas docentes na educação básica, considerando os estudos, ações e reflexões das experiências em processos formativos. O objetivo é refletir sobre os processos de constituição de uma formação continuada que leva em conta os saberes e as práticas docentes. A formação continuada de professores é um espaço privilegiado para discussões e reflexões a respeito das diferentes teorias que fundamentam a prática docentes, e por que não dizer, de construção de saberes. Assim, buscou-se por meio da revisão documental e de literatura construir os dados para a reflexão do objeto, levando em conta a experiência vivida. É prioritária a construção de um trabalho docente firmado na consciência dos saberes, das práticas e das condições concretas de desenvolvimento dos saberes docente na e da prática cotidiana na escola, jamais dada, sempre construída nas contradições.
Referências
ALVORADO-PRADA, Luis Eduardo. Pesquisa Coletiva na Formação de Professores. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 15, n. 28, 2006.
______. A instituição escolar como espaço e tempo para formação continuada de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 14, 2008, Porto Alegre, Anais...
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Lei 9.394/96 – diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996.
BITTENCOURT, Agueda Bernardete. Sobre o que falam as coisas lá fora: formação continuada dos profissionais da educação. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org.). Formação continuada e gestão da educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
CANDAU, Vera Maria (Org.). Magistério: construção cotidiana. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
CHARTIER, Anne-Marie. Escola, cultura e saberes. Conferência proferida na abertura do II Congresso Brasileiro de História da Educação. Natal, 2002, pp. 1-17.
DIAS, Marisa da Silva; SOUZA, Neusa Mª Marques. A atividade de formação do professor na licenciatura e na docência. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo (Org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Loyola, 2017.
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. A Qualidade da Educação: perspectivas e desafios. Caderno Cedes, Campinas vol. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v29n78/v29n78a04.pdf Acesso em: 23 de mar. 2019.
FERREIRA, Naura S. C. (Org.). Formação continuada e gestão da educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GADOTTI, Moacir (Org.). Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez, 1996. E-book. Disponível em: , http://seminario-paulofreire.pbworks.com/f/unid2_ativ4paulofreire_umabiobibliografia.pdf Acesso em: 22 de mar. 2019.
GATTI, Bernadete Angelina. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 13, n. 37, p. 57-70, jan./abr. 2008. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/06.pdf Acesso em: 02 de fev. 2017.
GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 5. ed. Campinas/São Paulo: Autores Associados, 2012.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: ArtMed, 1997.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MARZARI, Marilene. Ensino e Aprendizagem de didática no curso de pedagogia: contribuições da teoria desenvolvimental de V. V. Davydov. Jundiaí: Paco, 2016.
MAXIMO, Antônio C. (Org.); NOGUEIRA, Genialda S. Formação continuada de professores em Mato Grosso (1995-2005). Brasília: Líber Livro, 2009. (Coleção Políticas Educacionais em Mato Grosso, vol.6).
PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes Pedagógicos e atividade docente. São Paulo, Cortez:1999.
SACRISTÁN, José Gimeno. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
SAVIANI, Demerval. História da formação docente no Brasil: três momentos decisivos. In: Revista Educação, v. 30 – n. 02, p. 02-10, 2005.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 39. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
SOUZA, Rosa Fátima. Templos de Civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: UNESP, 1998
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
VEIGA, Ilma Passos A. (Org.) et al. Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011. (Coleção magistério: formação e traba
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).