O JOGO LITERÁRIO DIGITAL INFANTIL

Palavras-chave: Literatura Digital Infantil. Jogo. Integração.

Resumo

Neste artigo proporemos a literatura digital infantil como vicissitude e estímulo para o aproveitamento efetivo da multiplicidade presente nos acontecimentos. O objetivo deste texto é contemplar a literatura digital infantil como jogo profícuo para construção de uma coparticipação e coautoria do leitor ao interagir com as mensagens. Para atingir a proposta, caminhamos por pistas cartográficas de Gilles Deleuze a Patrícia Silveirinha Castello Branco, entre outros, pensando a literatura digital infantil como interface que permite romper com a dicotomia forma/conteúdo e construir entidades complexas. Como resultados e discussões, percebemos que a literatura digital infantil altera os objetivos estéticos, transformando a relação com o texto, imagem e som de “objeto observado” para “sistemas de observação”, possibilitando o surgimento de novos espaços, o prolongamento do corpo humano e dos sentidos, a integração da tecnologia com a interação humana. Transformações que possibilitam uma recepção textual háptica e a leitura acontece múltipla e cartográfica.

Biografia do Autor

Rosélia Sousa Silva, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Letras; Doutoranda em Letras, Técnica na Universidade Federal do Norte do Tocantins.

Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira, UFT

Pós-doutor em Letras (Terminologia Gramatical e Ensino de Língua Portuguesa) e em Letras Clássicas (Latim); Doutor em Letras (Letras Clássicas), Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins.

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Publicado
2021-05-03