A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PARA A DIMINUIÇÃO DO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

  • Lívia Zanholo Santos Universidade Estadual do Tocantins
  • Daniela Tavares Braga Universidade Estadual do Tocantins
  • Mariany Almeida Montino Universidade Estadual do Tocantins
Palavras-chave: Violência nas Escolas. Educação em Direitos Humanos. Bullying.

Resumo

Esta pesquisa tem como finalidade analisar a importância da Educação em Direitos Humanos (EDH) como instrumento para amenizar o bullying nas escolas brasileiras. Tal tema é de grande relevância, ante ao aumento de tal prática nesse ambiente. Para tanto, foi empregado o método qualitativo, por meio da pesquisa bibliográfica. Primeiramente, são analisadas as causas e consequências do fenômeno social do bullying, bem como as formas de sua prevenção através de uma Educação em Direitos Humanos, que priorize meios alternativos para a solução de conflitos, como a mediação escolar. Ademais, a EDH consiste em ensinar nas escolas princípios basilares acerca dos direitos humanos, tais como a igualdade, a dignidade humana, o respeito à diversidade, a tolerância, a não discriminação e a cultura de paz, campo propício para a formação de sujeitos preocupados com os seus direitos e os de toda a coletividade.

Biografia do Autor

Lívia Zanholo Santos, Universidade Estadual do Tocantins

Pós-graduanda em Educação, Sociedade e Violência pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Pós-graduada em Direito Constitucional pela Faculdade Cidade Verde (FCV). Graduada em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS-CPTL).

Daniela Tavares Braga, Universidade Estadual do Tocantins

Pós-graduanda em Educação, Violência pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Graduada em Direito pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Mariany Almeida Montino, Universidade Estadual do Tocantins

Professora da Universidade Estadual do Tocantins, Graduada na Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp na área de Formação de Professores, tendo atuado durante 25 anos nos diversos setores da escola pública.

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Publicado
2019-06-19