NATUREZA E FREQUÊNCIA DE CONFLITOS NOS CONTEXTOS ESCOLARES
Resumo
Esse artigo apresenta parte dos resultados de um projeto de pesquisa que teve como intenções principais verificar e comparar a natureza e a frequência dos conflitos que ocorrem nos contextos escolares. Inerente à natureza da diversidade humana, os conflitos podem se tornar excelentes oportunidades de mudança e amadurecimento pessoal e social, por outro lado, podem também desencadear diferentes manifestações de violências. Trata-se de uma pesquisa básica qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, com recorte de tempo transversal e perspectiva longitudinal, tendo seus dados extraídos através de análise documental dos registros de ocorrência de conflitos de todas as turmas de uma escola pública de tempo integral, de 1º ao 9º ano, do município de Palmas - TO, no decurso do ano letivo de 2016. Como método de análise de dados, foram utilizadas as contribuições da Análise de Conteúdo. Entre as principais ocorrências estão a agressão física entre os alunos, a não realização de tarefas, excesso de conversa na sala de aula, alunos que não trazem material, brincadeiras de mau gosto e as dificuldades de aprendizagem.
Palvras-chave: Mediação de Conflitos; Violências na Escola; Indisciplina.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).