METODOLOGIA ATIVA: UM ESTUDO DE CASO ENSINO NA DISCIPLINA DE DESENHO EM ESTUDANTES DE ENGENHARIA DA GERAÇÃO Z

  • Ricardo Luiz Perez Teixeira Universidade Federal de Itajubá
  • Eduardo Miguel da Silva Universidade Federal de São João del-Rei
  • Ricardo Shitsuka Universidade Federal de Itajubá
  • Priscilla Chantal Duarte Silva Universidade Federal de Itajubá

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de caso de emprego de metodologia ativa em estudantes ingressantes da geração Z de um curso de engenharia. Realiza-se um estudo do tipo estudo caso para discentes que apresentavam pouco interesse na disciplina de desenho técnico nos anos anteriores. Aplica-se a intervenção pedagógica, na qual estudantes eram solicitados a: realizar pesquisas; produzir vídeos; utilizar uma linguagem apropriada para a engenharia; fazer projetos de redes; o desenho de elementos de computadores e redes; redigir documentos utilizados nos trabalhos profissionais tais como organogramas, cronogramas, fluxogramas. O planejamento foi realizado anteriormente ao início do semestre. Observa-se que os discentes novos se envolveram no trabalho ativamente, demostraram maior interesse aulas de desenho sendo muito elogiadas. Conclui-se que as metodologias ativas ajudaram a melhorar o aprendizado na turma em foco, sobretudo a motivação dos discentes, pois esses trabalharam ativamente aplicando as teorias aprendidas em projetos práticos.

Biografia do Autor

Ricardo Luiz Perez Teixeira, Universidade Federal de Itajubá

Professor adjunto na Universidade Federal de Itajubá Campus de Itabira, Curso de Engenharia dos Materiais. Doutor em Ciências, Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) com doutorado em cotutela em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2011), Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Professor de magistério superior pela Universidade Federal de Itajubá campus avançado de Itabira para cursos envolvendo materiais metálicos e compósitos (2013). Associado à ABM: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração e à SME: Sociedade Mineira de Engenheiros. Professor de magistério superior pela Universidade Federal de Itajubá campus avançado de Itabira para cursos envolvendo materiais metálicos e compósitos (2013). Associado à ABM, Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração e à SME, Sociedade Mineira de Engenheiros.

Eduardo Miguel da Silva, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de São João del Rei (1996), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (2006), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (2011).Tenho experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase na área de projeto e fabricação, atuando principalmente nos seguintes temas: Stress Corrosion Cracking, DOE, Stainless steels, Flux cored arc welding e Cladding. Fui Coordenador do curso de Engenharia Mecânica- Itabira no período de 2013 até 2014.Atuei como professor da Universidade Federal de Itajubá- Campus Itabira, além de Coordenador do projeto Fórmula SAE- Itabira, Chefe do Laboratório de AutoCAD, membro do colegiado do curso de Engenharia de Produção, membro do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Engenharia Mecânica e Produção.Atualmente sou professor Adjunto nível 1 da Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ. Membro do Conselho Universitário da Universidade Federal de São João del Rei.

Ricardo Shitsuka, Universidade Federal de Itajubá

Currículo ORCID em: orcid.org/0000-0003-2630-1541. Associado da ABT - Assoc. Bras. Tecnol. Educacional. Professor Associado na UNIFEI - Itabira. Doutor em Ensino. Mestre em Engenharia de Materiais e Metalurgia. Graduações: Engenharia, Odontologia, Licenciatura em Computação e Pedagogia. Lider do Grupo Pesquisas MEAC e ex-editor do periódico Research Society and Development. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da UNIFEI. Experiência de 7 anos em EAD. Ministrou capacitação na FUNCESI em 2017 conforme: http://www4.funcesi.br/web/index.php/funcesi/paginas/noticias/item/1110-capacitacao-docente-reune-professores-coordenadores-equipe-pedagogica-e-diretor-academico-na-funcesi.

Priscilla Chantal Duarte Silva, Universidade Federal de Itajubá

Professora Adjunto III da Universidade Federal de Itajubá, na área de Comunicação e Expressão e Metodologia de Pesquisa, nas Engenharias. Graduou-se em Letras com Habilitação em Português / Inglês, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em 2005 e obteve o título de Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela mesma instituição, em 2008. Em seu mestrado, estudou, na Análise do discurso e na Filosofia da Linguagem, a intencionalidade da mente, com um enfoque na intencionalidade discursiva em charges políticas, visando identificar a direcionalidade semântica nesse gênero textual. Em 2013, concluiu doutoramento em Linguística e Língua Portuguesa, também pela PUC-MG, investigando a relação da leitura com os processos mnemônicos, em pacientes com Alzheimer. Tem experiência na área de Linguística e sua atividade de pesquisa está voltada principalmente para as áreas de: cognição,semântica, comunicação, educação e ensino.

Referências

ADELMAN, M. Visões da Pós-modernidade: discursos e perspectivas teóricas.
Sociologias, Porto Alegre, 11:21, 184-217, 2009.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. B. Tec. Senac, R. Janeiro, 39:2, 48-67, 2013.

BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. R. Janeiro: J. Zahar, 1998.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, 32:1, 25-40, 2011.

BELHOT, R. V. Reflexões e propostas sobre o “ensinar engenharia” para o século XXI. Tese (Livre docência) apresentada à Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, 1997.

BIBBÓ, C. B.; SILVA, S. A. Um mergulho na metodologia de ensino do esporte. Pensar a Prática, Goiânia. 19:1, 103-117, 2016.

BOGHI, C. et al. Estudo de caso de emprego de metodologias ativas no ensino de conceitos tecnológicos. Revista Tecnologia Educacional da ABT. 212:1, 19-32, 2016.

BORGES, T. S.; ALENCAR, G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista. 03:04, 119-143, 2014

BRASIL. Mais de 50% dos brasileiros tiveram acesso à internet em 2013. Blog do Planalto. Presidência da República, 2014. Disponibilidade em: http://blog.planalto.gov.br/mais-de-50-dos-brasileiros-tiveram-acesso-a-internet-em-2013/. Acesso em: 02 jun. 2018.

CABRAL, M. A. A utilização de jogos no ensino de matemática. Trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade Federal de Santa Catarina, 2006. Disponibilidade em: Acesso em: 02 jun. 2018.

COLENSI, A. M. O ensino de engenharia como uma atividade de serviços: a exigência de atuação em novos patamares de qualidade acadêmica. Dissertação (Mestrado) apresentada à Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, 2000.

DARROZ, L. M.; ROSA, C. W.; GHIGGI, C. M. Traditional method x meaningful learning: a research in the work of high school Physics teachers. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review – 5:1, 70-85, 2015. Disponibilidade em: . Acesso em: 02 jun. 2018.

DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2001.

DOCKHORN, C. N. B. F.; MACEDO, M. M. K. A complexidade dos tempos atuais: reflexões psicanalíticas. Psicol. Argum. 26:54, 217-224, 2008.

FEIXA, C.; LECCARDI, C. O conceito de geração nas teorias sobre juventude. Revista Sociedade e Estado. 25:2, 185-204, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2013.

GOLDBERG, D. E. The missing basics & other philosophical reflections for the transformation of engineering education. PhilSci Archive. S/l: University of Pittsburg, 2010.

GOUVEA, E. P. et al. Estudo de caso sobre o emprego de metodologia ativa no desenvolvimento de um sistema de informação para web. RAFE - Revista Acadêmica da Faculdade Fernão Dias, 2:6, 2015. Disponibilidade em: http://www.faculdadefernaodias.edu.br/rafe/. Acesso em: 02 jun. 2018.

GOUVEA, E. P. et al. Metodologias ativas: uma experiência com mapas conceituais. REGS - Educação, Gestão e Sociedade: revista da Faculdade Eça de Queirós, 6:21, 2016.

HANKE, M. M. Pós-História e Pós-Modernidade. Dois conceitos-chave da filosofia da cultura crítica de Vilém Flusser e sua análise contemporânea da mídia e das imagens técnicas. Galáxia (São Paulo, Online), 29, 96-109, 2015.

IBOPE. Gerações Y e Z: Juventude Digital. Resultados de pesquisa do IBOPE Mídia, 2011. Disponibilidade em: . Acesso em: 02 jun. 2018.

KRÜGER, L. M.; ENSSLIN, S. R. Método tradicional e método construtivista de ensino no processo de aprendizagem. Organizações em contexto, São Bernardo do Campo, 9:18, 2013.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: E.P.U., 2013.

LYOTARD, Jean-François. La condition postmoderne [The postmodern condition]. Paris: Minuit, v. 979, 1979.

MARCONI, M. de A; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MAURER, A. L. As gerações y e z e suas ancoras de carreira: contribuições para a gestão estratégica de operações. Dissertação (Mestrado) apresentada ao Programa de PósGraduação em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, 2013.

MORAES, J. M. Pós-modernidade: uma luz que para uns brilha e para outros ofusca a luz no fim do túnel. Revista Veiga Mais. 3:5, 2004.

MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.

REIS, P. N. C. et al. O alcance da harmonia entre as gerações baby boomers, x e y na busca da competitividade empresarial no século XXI. In: Simpósio em Excelencia em Gestão e Tecnologia – SEGET 2013, 23 a 25 de outubro de 2013. Disponibilidade em: . Acesso em: 02 jun. 2018.

ROCHA, I. Reengenheirando o Ensino de Engenharia no Brasil. In: O Ensino de Engenharia Para o Século XXI. Seminário "O Ensino da Engenharia para o Século XXI nos Países Amazônicos" organizado pela UNESCO e Unamaz. Editora: Unamaz – Belém, 1996.

ROCHA, E. F. Metodologias Ativas: um desafio além das quatro paredes da sala de aula. In: Encontro Nacional de Docentes em Educação a Distância - ENPED 2012. Disponibilidade em: . Acesso em: 02 jun. 2018.

RODRIGUES, L. P.; MOURA, L. S.; TESTA, E. O tradicional e o moderno quanto à didática no ensino superior. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, 4:3, 2011.

SAMPIERE, R H et al. Metodologia de Pesquisa. São Paulo: McGraw Hill e Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, J. F. O que é pós-moderno. São Paulo: Brasiliense, 2003.

SANTOS N., E.; FRANCO, E. S. Os docentes e os desafios pedagógicos diante das novas gerações: considerações sobre o presente e o futuro. Revista de Educação do Cogeime. 19: 36, 2010. Disponibilidade em: . Acesso em: 02 jun. 2018.

SANTOS, W. P.; LISBOA, W. T. L. (2014). Características psicossociais e práticas de consumo dos “nativos digitais”: implicações, permanência e tendências na comunicação organizacional. Comunicação & Mercado/UNIGRAN - Dourados - MS, 3:6, 98-110. Disponibilidade em: . Acesso em: 02 jun. 2018.

SHITSUKA, Ricardo et al. Communication of millennials and use of" type": linguistic study of the incidence of language addiction among discourses of university students. Research, Society and Development, v. 8, n. 6, p. 41861044, 2019.

SHITSUKA, R.; SILVEIRA, I. F.; SHITSUKA, D. M. Aprendizagem significativa de matemática aplicada à reologia: Estudo de caso num curso superior de engenharia. Linguagem Acadêmica, Batatais, 2: 1, 167-186, 2012.

TEIXEIRA, R. L. P.; TEIXEIRA, C. H. S. B.; de ARAÚJO BRITO, M. L. A formação profissional do engenheiro: um enfoque nas metodologias ativas de aprendizagem em universidade federal. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 2:15, 7330, 2018.

TEIXEIRA, R. L. P.; TEIXEIRA, C. H. S. B. Case study: active learning methodology approach in corrosion and science practices. Research, Society and Development, 4:3, 171-183, 2017.

TEIXEIRA, R. L. P.; TEIXEIRA, C. H. S. B. Capítulo 7, Estudo de caso: utilização de metodologias ativas em práticas de ciência da corrosão. e-Book: Engenharias, ciência e tecnologia 7 (ISBN 978-85-7247-093-3, DOI 10.22533/at.ed.933193101), vol 7, Editora Atena, Ponta Grossa -PR, p. 60-70, 2019. Disponibuilidade em: . Acesso em: 02 jun. 2018.

TEIXEIRA, R. L. P.; SHITSUKA, R.; SILVA, P. C. D. Estudo de caso: Utilização de metodologias ativas em práticas de ciência da corrosão. In: Anais do XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2016). Brasília: ABENGE. 2016. p. 1-11. Disponibilidade em: . Acesso em: 02 jun. 2018.

TEÓFILO, T. J. S.; DIAS, M. S. A. Concepções de docentes e discentes acerca de metodologias de ensino-aprendizagem: análise do caso do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú em Sobral – Ceará. INTERFACE – Comunicação Saúde Educação. 13:30, 137-151, 2009.

VIEIRA, A. S. Uma alternativa didática às aulas tradicionais: o engajamento interativo obtido por meio do método “instrução pelos colegas”. Dissertação (Mestrado) apresentada ao Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014.

VILELLA, F. Celular é principal meio de acesso à internet no Brasil, mostra IBGE. Website da Agencia Brasil. Publicado em 06 de abril de 2016. Disponibiilidade em: . Acesso em: 02 jun. 2018.

WALLON, H. La evolucion psicológica del niño. Madrid: Critica Espanha, 1999.

WELLINGS, P. School learning and life learning: the interacction of spontaneous and scientifica concepts in the development of higher mental processes, 2003. Disponibilidade em: pdf>. Acesso em: 02 jun. 2018.
Publicado
2019-09-09
Seção
Artigos