AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
Resumo
O crescimento na procura pela Educação a Distância no Brasil deve-se ao uso das mídias digitais, que visam proporcionar um novo processo de ensino-aprendizagem na relação professor-aluno a partir de inovações tecnológicas. Neste contexto, o propósito deste trabalho é o questionamento sobre o que de fato é inovação tecnológica. Partimos da problemática de que muitas técnicas tradicionais, apresentadas como inovadoras, são na realidade releituras fora do contexto midiático virtual. Como hipótese, elencamos as inovações tecnológicas mais eficientes no processo educacional. Objetivamos averiguar quais são as tecnologias que podem agregar métodos inovadores ao ensino superior. Para atingir esse objetivo realizamos uma busca exploratória e reflexiva sobre autores destacados nesta área, como Pierre Lévy (2009), Frederic Litto (2012), Martha Gabriel (2018) e Romero Tori (2010). Esta pesquisa se justifica por discutir como as novas técnicas acopladas ao ambiente virtual podem tornar o ensino mais eficiente e atrativo para os discentes.
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