O CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO E A OFENSIVA À AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA

  • Marcos Danillo Lopes de Sena Universidade Federal de São Carlos
  • Fernanda Motta de Paula Resende UNESP/São José do Rio Preto
Palavras-chave: Ensino Superior. Autonomia Universitária. Estado de São Paulo. Conselho Estadual de Educação.

Resumo

A Deliberação nº 111/2012 determinou, unilateralmente, reformulações para os cursos de licenciatura. Essa imposição unilateral nos motivou a refletir e dialogar sobre o papel deste órgão no Estado de São Paulo. Neste sentido, essa pesquisa teve por objetivo geral, investigar as determinações do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e suas implicações nas Universidades Paulistas. Com esta investigação, pretendemos problematizar no que diz a respeito da atuação e o funcionamento do CEE/SP e suas atribuições junto ao sistema de ensino estadual. Como instrumentos de coleta de dados realizou-se uma pesquisa de caráter documental e bibliográfico.

 

Biografia do Autor

Marcos Danillo Lopes de Sena, Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/SJRP. Foi Aluno do Programa de Iniciação Científica sem Bolsa/ICSB/UNESP. Membro do Grupo de Pesquisa História e Política Educacional Brasileira (CNPQ). Membro do Centro Acadêmico do Curso de Pedagogia (2014 à 2016), Membro da Associação Atlética Wilson Mauricio Taddini (2016/2017). Foi Professor no ensino fundamental I na Escola Municipal Jaguaré, na cidade de São José do Rio Preto em 2018. Atualmente Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) na linha de pesquisa: Estado, Política e Formação Humana.

Fernanda Motta de Paula Resende, UNESP/São José do Rio Preto

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Marília. Professora Assistente do Departamento de Educação da UNESP/São José do Rio Preto. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em História e Política Educacional Brasileira - (CNPQ/2013). Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação (CNPQ/2018). 

 

Referências

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Publicado
2019-07-18