MATEMÁTICA: DIFICULDADES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA NAIR DUARTE
Resumo
Na verdade aprender matemática não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área do conhecimento no dia-a-dia, portanto, a mediação do professor é fundamental para que não ocorra uma aprendizagem mecânica e sim uma reflexão sobre o que se está aprendendo. Mediar não é dar resposta, é conduzir ao raciocínio de maneira segura e dinâmica, motivando o aluno, construindo com ele a evolução de sua aprendizagem em todos os momentos de dificuldades. O presente artigo tem como finalidade identificar as principais dificuldades apontadas pelos alunos e professores do 3° ano II da Escola Municipal Professora Nair Duarte no ensino de matemática. Foram analisados, em forma de entrevista e questionário a percepção de alunos e da professora de uma turma de 3° ano apontando a formação matemática do aluno e professora, observando as metodologias utilizadas em sala de aula.
Referências
ALBINO, Thais Sena de Lanna. A Prática Docente e o Uso de Metodologias Alternativas no Ensino de Matemática: Um olhar para as escolas que adotam propostas pedagógicas diferenciadas. http://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd7_thais_albino.pdf. Acesso: 03 dez 2018.
BENETTE, Tereza Sanchez. COSTA, Leila Pessôa da. Indisciplina na sala de aula: algumas reflexões. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2186-8.pdf . Acesso: 03 dez 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME,2017. p. 264-291. Disponível em:< http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc>Acesso em: 12 de Outubro de 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Matriz de Referencia Curricular de Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC / SEF, 1998. p. 38. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/brasilalfabetizado/matriz_referencia.pdf. Acesso em: 02 Out 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (PCNs), 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental : Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC / SEF, 1998. p. 38. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 02 Out 2018.
GIL, Antônio Carlos. Gestão de Pessoas: Enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.
SILVA, Vilmar Silva da. Os Desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor . Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_utfpr_mat_pdp_vilmar_silva_da_silva.pdf. Acesso: 03 dez 2018.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).