RELATO DE EXPERIÊNCIA (SOBRE) VIVÊNCIAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

  • Leni Barbosa Feitosa Universidade Federal do Tocantins
  • Idemar Vizolli Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Reminiscências da Prática Docente. Processo de Formação e Profissionalização Docente. Por que Ensino Como Ensino.

Resumo

Este relato de experiência objetiva deslindar, por meio de reminiscências da prática docente iniciada no ano de 2000 até os dias atuais, por que ensino como ensino. É importante ressaltar que ao primeiro olhar esta indagação apresenta-se com certa simplicidade e facilidade de revide, entretanto, respondê-la não é uma tarefa fácil, em virtude de requerer uma autoanálise de uma prática docente que nem sempre é refletida. Com base nas reflexões (sobre)vivências do processo de formação e profissionalização docente deslindamos que este processo se encontra em reconstrução, especialmente em decorrência das passagens nas vivências da construção e desconstrução docente, ao considerarmos que este processo é contínuo e não pontual. Na arte da reconstrução, o significado é o amadurecimento do modo de ensinar e como ensinar, fazendo-se entender a importância da ressignificação do ser professor no processo de profissionalização docente para a construção de novos caminhos do conhecimento que estão sempre abertos às novas aprendizagens. 

Biografia do Autor

Leni Barbosa Feitosa, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Ciências Naturais e Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará. Professora Efetiva da Secretaria Municipal de Educação do Município de Redenção-PA e Secretaria Estadual de Educação do Pará. Atuo a 13 anos na educação do campo, com populações ribeirinhas, assentamentos e indígenas na região sul do Estado do Pará. Cursando mestrado em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal do Tocantins, pesquisando a temática educação indígena, em especial o Processo de Escolarização da Aldeia Gorotire.

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Ciências Naturais pela UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Matemática pela UnC - Universidade do Contestado (1997), Mestrado em Educação pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutorado em Educação pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins, professor e orientador nos Programas de Mestrado Acadêmico em Educação e Profissional em Matemática; Coordenador estadual da REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - Doutorado. Coordenador estadual do PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, saberes e fazeres em contextos socioculturais, Proporção-porcentagem, ideias matemáticas, fração, registro de representação semiótica; Educação do Campo; Educação de Jovens e Adultos.

Referências

ANASTASIOU. Léa das Graças Camargos. Didática e formação de professores para o ensino superior. In: LIBÂNEO, José Carlos. SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. LIMONTA, Sandra Valéria. Qualidade de escola pública: políticas educacionais, didática e formação de professores. Goiânia: CEPED Publicações; América e Keple, 2013. p. 149-172.

BRAYNER, Conceição de Nazaré de Morais. Sistema de Organização Modular de Ensino: um estudo avaliativo da organização do trabalho pedagógico no ensino médio do meio rural. Dissertação de Mestrado. UEPA, 2012.

CUNHA, Maria Isabel (org). Pedagogia universitária: energias emancipatórias em tempos neoliberais. Araraquara/SP. Junqueira & Marin Editores, 2006.

GEORGEN, Pedro. Tecnociência, pensamento e formação na educação superior. Educação e Sociedade. Campinas, v.19, n.3 nov.2014.

PENIN, Sonia Teresinha de Sousa. Profissionalidade: o embate entre o concebido e o vivido. In: EGGERT, Edla. TRAVERSINI, Clarice Salete. PERES, Eliane. BONIN, Iara Tatiana Bonin (org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: Edipucrs, 2008. p. 646-662.

PIMENTA, Selma Garrido. ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002. p. 137-144.

SACRISTÁN, José Gimeno. Tendências investigativas na formação de professores In: PIMENTA, Selma Garrido, GHEDIN, Evandro (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez Editora, 2006. 4ª ed. cap. 3, p.81-87.

SERRÃO. Maria Isabel Batista. Superando a racionalidade técnica na formação: sonho de uma noite de verão In: PIMENTA, Selma Garrido, GHEDIN, Evandro (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez Editora, 2006. 4ª ed. cap. 7, p.151-159.

Publicado
2019-08-08