RELATO DE EXPERIÊNCIA (SOBRE) VIVÊNCIAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
Resumo
Este relato de experiência objetiva deslindar, por meio de reminiscências da prática docente iniciada no ano de 2000 até os dias atuais, por que ensino como ensino. É importante ressaltar que ao primeiro olhar esta indagação apresenta-se com certa simplicidade e facilidade de revide, entretanto, respondê-la não é uma tarefa fácil, em virtude de requerer uma autoanálise de uma prática docente que nem sempre é refletida. Com base nas reflexões (sobre)vivências do processo de formação e profissionalização docente deslindamos que este processo se encontra em reconstrução, especialmente em decorrência das passagens nas vivências da construção e desconstrução docente, ao considerarmos que este processo é contínuo e não pontual. Na arte da reconstrução, o significado é o amadurecimento do modo de ensinar e como ensinar, fazendo-se entender a importância da ressignificação do ser professor no processo de profissionalização docente para a construção de novos caminhos do conhecimento que estão sempre abertos às novas aprendizagens.
Referências
ANASTASIOU. Léa das Graças Camargos. Didática e formação de professores para o ensino superior. In: LIBÂNEO, José Carlos. SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. LIMONTA, Sandra Valéria. Qualidade de escola pública: políticas educacionais, didática e formação de professores. Goiânia: CEPED Publicações; América e Keple, 2013. p. 149-172.
BRAYNER, Conceição de Nazaré de Morais. Sistema de Organização Modular de Ensino: um estudo avaliativo da organização do trabalho pedagógico no ensino médio do meio rural. Dissertação de Mestrado. UEPA, 2012.
CUNHA, Maria Isabel (org). Pedagogia universitária: energias emancipatórias em tempos neoliberais. Araraquara/SP. Junqueira & Marin Editores, 2006.
GEORGEN, Pedro. Tecnociência, pensamento e formação na educação superior. Educação e Sociedade. Campinas, v.19, n.3 nov.2014.
PENIN, Sonia Teresinha de Sousa. Profissionalidade: o embate entre o concebido e o vivido. In: EGGERT, Edla. TRAVERSINI, Clarice Salete. PERES, Eliane. BONIN, Iara Tatiana Bonin (org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: Edipucrs, 2008. p. 646-662.
PIMENTA, Selma Garrido. ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002. p. 137-144.
SACRISTÁN, José Gimeno. Tendências investigativas na formação de professores In: PIMENTA, Selma Garrido, GHEDIN, Evandro (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez Editora, 2006. 4ª ed. cap. 3, p.81-87.
SERRÃO. Maria Isabel Batista. Superando a racionalidade técnica na formação: sonho de uma noite de verão In: PIMENTA, Selma Garrido, GHEDIN, Evandro (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez Editora, 2006. 4ª ed. cap. 7, p.151-159.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).