POTÊNCIAS DA DOCÊNCIA E DA DIMENSÃO PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO

  • Viviane Klaus Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  • Gabriela Gomes Motta Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  • Viviane de Oliveira Machado Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
Palavras-chave: Empresariamento da educação. Gestão Educacional. Profissionalidade. Coordenação Pedagógica. Formação continuada.

Resumo

Este relato de experiência reflete sobre as potencialidades da Pedagogia em tempos de empresariamento da educação, a partir de um trabalho desenvolvido junto a equipes gestoras de duas Redes Municipais de Ensino do Rio Grande do Sul, visando à construção da profissionalidade, ao desenvolvimento profissional docente e ao fortalecimento da Pedagogia como Ciência da Educação. Aborda a construção de ferramentas de gestão – principalmente no âmbito da coordenação pedagógica – no contexto do Programa de Profissionalização da Gestão Educacional desenvolvido por *omitido*. Discute-se a necessidade de reforçar o lugar da Pedagogia na contemporaneidade, recuperando a intencionalidade e a relação práxica da área da Educação (Pimenta; Pinto; Severo, 2020), para enfrentar a lógica neoliberal. Conclui-se que a construção da profissionalidade das equipes gestoras possibilita a (re)invenção da escola e que, nesse processo, são essenciais o diagnóstico, o planejamento e a condução da formação continuada de professores em serviço, mais especificamente, nas reuniões pedagógicas.

Referências

BALL, Stephen J. Educação Global S.A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Tradução Janete Bridon. Ponta Grossa: UEPG, 2014.

BALL, Stephen J. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 539-564, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/sHk4rDpr4CQ7gb3XhR4mDwL/abstract/?lang=pt. Acesso em: 30 jul. 2025.

BALL, Stephen J. Reformar escolas/ reformar professores e os terrores da performatividade. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 15, p. 3-23, 2002. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37415201.pdf. Acesso em: 30 jul. 2025.

BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Editora 34, 2011.

FARIAS, Marcela Clarissa Damasceno Rangel de. A docência em fio: alinhavos sobre o profissionalismo docente nas tramas da BNCC. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2020. Disponível em: https://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9543. Acesso em: 30 jul. 2025.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. [arquivo digital] São Paulo: Cortez, 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/xrmzBX7LVJRY5pPjFxXQgnS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 jul. 2025.

MOREIRA, Jefferson da Silva; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia e pedagogos entre insistências e resistências: entrevista realizada com a Prof.ª Dr.ª Selma Garrido Pimenta. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v.13, n.31, especial, p. 925-948, nov. 2021. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1180. Acesso em: 30 jul. 2025.

PIMENTA, Selma Garrido; PINTO, Umberto de Andrade; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. A pedagogia como lócus de formação profissional de educadores(as): desafios epistemológicos e curriculares. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2015528, p. 1-20, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092020000100137. Acesso em: 30 jul. 2025.

NÓVOA, António. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022.

NÓVOA, António. Professores: libertar o futuro. São Paulo: Diálogos Embalados, 2023.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade. Retratos da Escola, v. 3, n. 4, 2009. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/109. Acesso em: 30 jul. 2025
Publicado
2025-12-05