FORMAÇÃO DOCENTE E LIDERANÇA NA INFÂNCIA: ESCUTA, PROTAGONISMO E INTERCULTURALIDADE
Abstract
O trabalho analisa criticamente o curso “Formação do Educador da Infância com enfoque no protagonismo, a BNCC e o brincar da criança”, destacando sua contribuição para a gestão e liderança educacional na educação infantil. A pesquisa adota abordagem qualitativa e utiliza análise documental de relatórios produzidos por docentes participantes. A discussão evidencia como o curso promove práticas pedagógicas centradas na escuta ativa, na valorização da cultura infantil e na liderança democrática. Os resultados apontam transformações significativas nas concepções dos professores sobre infância, gestão e protagonismo, revelando uma atuação mais sensível, colaborativa e contextualizada. Conclui-se que a formação fortalece a liderança educacional como prática ética e transformadora, articulando teoria e prática na construção de ambientes inclusivos e participativos.
References
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 2, p. 240–255, jul./dez. 2011. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol11iss2articles/candau.pdf. Acesso em: 22 jun. 2025.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. The SAGE Handbook of Qualitative Research. 3. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2005.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 34. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 60. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
FULLAN, Michael. The new meaning of educational change. 5. ed. New York: Teachers College Press, 2016.
LEITHWOOD, Kenneth et al. Leading with teacher emotions in mind. Thousand Oaks: Corwin Press, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. Goiânia: Alternativa, 2009.
LINCOLN, Yvonna S.; GUBA, Egon G. Naturalistic Inquiry. Newbury Park: Sage Publications, 1985
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação. Tradução de Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Penso, 2019.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko Morchida; PINAZZA, Mônica Appezzato (Orgs.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 43. ed. Campinas: Autores Associados, 2018.
SPILLANE, James P. Distributed leadership. San Francisco: Jossey-Bass, 2006.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).








