APRENDIZADOS PARA A PRÁTICA AQUÁTICA: CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO E À SEGURANÇA
Resumo
O presente relato de experiência descreve vivências no âmbito do Curso em Tecnologia em Segurança Pública, especificamente nas disciplinas de Salvamento Aquático e Mergulho. Essa experiência buscou refletir sobre situações de afogamento e acidentes de mergulho. O objetivo foi identificar fatores de risco; medidas preventivas e procedimentos de segurança que podem contribuir para a prática de atividades aquáticas. A partir desta experiência foi possível identificar elementos recorrentes nas ocorrências, tais como despreparo técnico do banhista, ausência de supervisão por profissional e falhas na sinalização de risco. A experiência permitiu reflexões sobre as práticas pedagógicas e estratégias de gestão de segurança em ambientes aquáticos.
Referências
SZPILMAN, David; WEBBER, Joost; QUAN, Linda; et al. Creating a drowning chain of survival. Resuscitation, v. 85, n. 9, p. 1149-1152, 2014.
HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN. Chegada do verão: como prevenir o risco de afogamentos. Vida Saudável, 2023. Disponível em:
HOSPITAL UNIMED DE JOÃO PESSOA. Simples mergulho pode trazer grandes consequências à coluna vertebral. Unimed JP, 2012. Disponível em:
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS. Manual operacional de bombeiros: guarda-vidas. Goiânia, 2017. 191 p.
G1 TOCANTINS. Adolescente morre afogado ao tentar atravessar represa a nado em Gurupi. G1, 26 nov. 2023. Disponível em:
AQUATOP. Novembro: mês da segurança aquática. Aquatop, 2024. Disponível em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).








