USO DE TÉCNICAS DE MUSICOTERAPIA NA COLETA DE DADOS DE DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO

  • Maria de Fátima de Almeida Baia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Palavras-chave: Desenvolvimento Linguístico. Musicoterapia. Música.

Resumo

Neste estudo, apresentamos uma reflexão a respeito e relato do uso de técnicas de Musicoterapia na coleta de dados de desenvolvimento linguístico de crianças gêmeas e não gêmeas com desenvolvimento típico. Em específico, relatamos a experiência do uso de música na coleta de dados, segundo Bruscia (2000) com base nos quatro tipos de experiência musical (improvisação, re-criação, composição e audição) e os três tipos de intervenção com música (centrada no som, centrada na beleza (estética) e centrada na criatividade). Por fim, apresentamos os benefícios das técnicas na coleta de dados linguísticos da primeira infância por promoverem a criatividade musical junto com a expressão corporal.

Biografia do Autor

Maria de Fátima de Almeida Baia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Docente na UESB no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) e Programa de pós-graduação em Linguística, anteriormente professora substituta na UNESP de Assis (2012-2013). É doutora (2013), mestre (2008) e bacharel (2006) em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio sanduíche na University of York (Reino Unido). No momento, faz especialização em Musicoterapia na FAC de Salvador. Atua principalmente nas seguintes áreas: fonologia, morfofonologia, desenvolvimento de língua materna, desenvolvimento de língua estrangeira, Musicoterapia, música para estimulação de fala (a)típica e psicolinguística, português como língua estrangeira (PLE) e estudos de Armênio. Coordena o GEDEF (Grupo de Estudos de Desenvolvimento Fonológico) na UESB e desenvolve pesquisa sobre desenvolvimento fonológico de crianças gêmeas, não gêmeas e bilíngues (adultos e crianças).

Referências

ALMEIDA, M.V.M. Corpo e Musicoterapia: Singularidades em uma prática de reabilitação. Revista Brasileira de Musicoterapia, n. 7, p. 8 – 16, 2004.

BAIA, M.F.A. Formato prosódico inicial na aquisição do português brasileiro e as implicações metodológicas. Universidade de São Paulo. Dissertação de mestrado, 2008.

BARCELLOS, L. R. M. Cadernos de Musicoterapia 4. Rio de Janeiro: Enelivros, 1999.

BARCELOS, L. R. M. A música como metáfora em Musicoterapia. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO, 2009.

BENENZON, R. O. Manual de Musicoterapia.Rio de Janeiro: Enelivros, 1985.

BRUSCIA, K. E. O desenvolvimento musical como fundamentação para a terapia. Trad. Lia Rejane Mendes Barcellos. Proceedings of the 18 Annual Conference of the Canadian Association for Music Therapy, 1991, p. 2-13.

BRUSCIA, K. E. Definindo Musicoterapia. Rio de Janeiro: Enelivros, 2000 [1998].

FRANÇA, C. C. Para fazer música. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

FURUSAVA, G. C. Setting musicoterápico. São Paulo: Apontamentos, 2003.

GRATIER, M. As formas da voz: o estudo da prosódia na comunicação vocal mãe-bebê. In: LAZNIK, M. C.; COHEN, D. (Orgs.). O Bebê e seus Intérpretes: clínica e pesquisa. 1ª ed. São Paulo: Instituto Langage, pg.79-83, 2011.

MacWHINNEY, B. The CHILDES Project: Transcription on Format and Programs. 3ª ed. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 3ª ed, v. I e II, 2000.

MASSINI-CAGLIARI, G. O conceito de pé como unidade rítmica: trajetória In Estudos de prosódia, org. Scarpa, E. M, Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1999.

MED, B. Teoria da música. Brasília, Musimed, 4ª edição, 1996.

PALAZZI, A.; FONTOURA, D. R. Musicoterapia na afasia de expressão: um estudo de caso. Revista Brasileira de Musicoterapia. Ano XVIII, nº 20, 2016.

PARIZZI, M. B. O canto espontâneo da criança de zero a seis anos: dos balbucios cantados às canções transcendentes. Revista da ABEM. Porto Alegre, v. 15, 39-48, 2006.

QUEIROZ, G. J. P. Aspectos da musicalidade e da música de Paul Nordoff e suas implicações na prática clínica musicoterapêutica. São Paulo: Apontamentos, 2003.

RUDD, E. Música e saúde. São Paulo: Summus, 1991.

SCARPA, E. M. Learning External Sandhi. Evidence For A Top-Down Hypothesis Of Prosodic Acquisition”. In: GALA'97 Conference on Language Representation and Processing, 1997.

Publicado
2019-11-11