O TRABALHO DO PROFESSOR: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE O ADOECIMENTO NO EXERCÍCIO DA SUA FUNÇÃO

  • Josiane Bertoldo Piovesan Universidade Federal de Santa Maria
  • Wagner de Moura Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Suzel de Lima da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Francisco Nilton Gomes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Docentes. Adoecimento. Trabalho.

Resumo

Levando em conta a atual realidade do contexto do ensino, em que se observam as cobranças do mercado de trabalho, somadas às rotinas de trabalho das IES (Instituições de Ensino Superior), a qualidade de vida do professor, tanto em sala de aula, quanto fora dela, está diminuindo porque ele está adoecendo. Assim, este estudo propõe realizar uma discussão teórica sobre os causadores de adoecimento dos professores em suas rotinas de trabalho, e o quão essa dinâmica laboral do professor acarreta um adoecimento psíquico, físico e social ao docente. Dessa forma, foi possível desvendar que a sociedade moderna dita que trabalhar é essencial, mas nem sempre as condições do trabalho trazem satisfação ao docente. Embora o tema seja bastante difundido em estudos da área da sociologia, educação e saúde, estima-se que mais pesquisas de campo sejam executadas para que as autoridades locais possam ter parâmetros reais para repensar suas estratégias.

Biografia do Autor

Josiane Bertoldo Piovesan, Universidade Federal de Santa Maria

Barachel em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Santa Maria, atualmente voluntária no Projeto de Extensão em Saúde do Trabalhador. Participante do Projeto de Extensão: UFSM nas Ruas: Mais Portas, Menos Muros Para Catadores de Materiais Recicláveis e pessoas em Situação de Rua. Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica na UFSM, atuando na linha de pesquisa: Formação Docente para a Educação Profissional e Tecnológica.

 

Wagner de Moura Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em História Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica da UFSM, atuando na linha de pesquisa de Formação Docente para a Educação Profissional e Tecnológica.

Suzel de Lima da Silva, Universidade Federal de Santa Maria
Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialização em Gestão e Atenção Hospitalar no SUS com Ênfase em Hemato-oncologia pela UFSM. 

 

Francisco Nilton Gomes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza, Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza, Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós Doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFGRS. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM do Departamento de Terapia Ocupacional, docente do Mestrado Educação Profissional e Tecnológica no Colégio Técnico Industrial na Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa: Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica. Acumula experiência na área de Gestão em Educação superior, Direção de Ensino, Coordenação de cursos, Coordenação do Programa em Saúde Mental, Tutor e Preceptor da Residência Multiprofissional da UFSM.

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Publicado
2019-08-08