A HORA ATIVIDADE: A CONQUISTA DE UM DIREITO E SEU CONTEXTO HISTÓRICO

  • Anésia Maria Martins Furtado UFSC
  • Maria Aparecida Lapa de Aguiar UFSC
Palavras-chave: Hora Atividade. Docência. Políticas Públicas.

Resumo

Este artigo tem a intenção de apresentar o contexto histórico da conquista do direito à Hora Atividade, situando o leitor sobre a trajetória desenhada a partir dos diversos movimentos sociais, das lutas dos professores como categoria docente e dos documentos legais que foram se constituindo ao longo dessa trajetória. Compreender essa constituição política requer investigar as demandas relacionadas ao cenário da Hora Atividade e analisar os discursos e articulações compostas na rede de poder que envolve sua implementação. Apesar desse direito estar materializado em forma de lei, sua implantação não está garantida em todo território nacional. É preciso que os professores continuem resistindo e lutando para permanecer e implantar de fato a Hora Atividade como política pública de direito que ressignifica as demandas docentes. As lutas e os movimentos dos professores nos tempos atuais são denunciadores das ações burocratizadas e limitadas que o governo impõe com suas lógicas e interesses.

Biografia do Autor

Anésia Maria Martins Furtado, UFSC

Mestranda na linha de pesquisa Sujeitos, processos Educativos e Docência (SUPED/PPGE) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), membro do grupo de pesquisa Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE), professora da Educação Infantil no município de Florianópolis.

Maria Aparecida Lapa de Aguiar, UFSC

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação da UFSC.  Atua no curso de Pedagogia na área de Organização Escolar e na Pós-Graduação em Educação. Desenvolve pesquisas voltadas para a formação de professores, com destaque para a alfabetização. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP) e o Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE).

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Publicado
2019-08-08