“ELE É O ÚNICO QUE FALA DA NOSSA TRAVESSIA”: A EXPERIÊNCIA DE CRIANÇAS VENEZUELANAS NO BRASIL

Palavras-chave: Colonialidade. Protagonismo. Crianças Venezuelanas. Educação.

Resumo

O artigo reúne pesquisas dos autores sobre a trajetória de crianças venezuelanas em instituições educacionais no Brasil e reflete sobre o reconhecimento dessas crianças como sujeitos ativos, produtores de cultura e participantes do espaço político, desafiando a lógica adultocêntrica predominante nas ciências sociais e humanas. As ferramentas da colonialidade influenciam o controle migratório ao estabelecer critérios rígidos sobre quem pode entrar e permanecer no país, forçando imigrantes a se adequarem a padrões nacionais que negam sua alteridade. Esse processo homogeneiza diferenças, transformando-as em padrões socialmente aceitos. Além disso, a aceitação dos imigrantes é condicionada à sua utilidade econômica, marcando suas trajetórias com segregação, xenofobia, provisoriedade e medo. Portanto, o artigo analisa os atravessamentos raciais, culturais, étnicos e etários que afetam as experiências das crianças venezuelanas no Brasil, frutos de um processo colonial que justifica e perpetua relações hierárquicas.

Biografia do Autor

Maria Luiza Posser Tonetto, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Educação pela mesma universidade.

Flávio Santiago, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Pesquisador em nível de pós-doutorado na Universidade Federal de Juiz de Fora. Realizou estágio de pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Educação na linha Ciências Sociais e Educação pela Universidade Estadual de Campinas com estágio na Università degli Studi di Milano Bicocca, Itália. Mestre em educação na linha Ciências Sociais também pela UNICAMP. 

Sueli Salva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, atuando na área de metodologias e práticas educativas para a Educação Infantil. Pós-doutorado pela UNIMI/Milão/Itália. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

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Publicado
2025-07-31