AUTISMO NO CONTEXTO DE MIGRAÇÃO NO BRASIL: UMA BREVE REFLEXÃO

Palavras-chave: Autismo. Migração. Inclusão. Barreiras Linguísticas. Políticas Públicas. Apoio Culturalmente Sensível.

Resumo

Este artigo examina os desafios enfrentados por famílias imigrantes no Brasil que cuidam de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A análise aborda barreiras estruturais, instrumentais e linguísticas, destacando a necessidade de programas de apoio culturalmente sensíveis. Além disso, discute-se a interseccionalidade entre a condição migratória e as dificuldades enfrentadas no acesso à saúde e educação inclusiva. Através de uma revisão da literatura, são apresentadas estratégias que visam a ampliação do suporte e a mitigação dos impactos negativos dessas barreiras, enfatizando a importância da inclusão e da comunicação na língua materna.

Biografia do Autor

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutorando em Ciências Pelo Programa de Educação e Saúde na Infância e na adolescência (UNIFESP). Psicanalista e pesquisador, graduado em Pedagogia com foco em inclusão e diversidade, bem como Bacharel em Administração. Especialista em Tecnologias Educacionais pela Universidade de São Paulo (USP). Sua pesquisa atual na área da educação concentra-se na análise do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto de migrantes na educação básica na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Murilo Henrique Ferreira Guedes, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Mestrando em Ciências Pelo Programa de Educação e Saúde na Infância e na adolescência (UNIFESP). Atua com a análise de Tecnologias Educacionais para apoiar o núcleo pedagógico da instituição no planejamento e implantação de projetos educacionais que envolvam recursos tecnológicos e uma prática cada vez mais inovadora. Licenciado em Física pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

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Publicado
2025-07-31