O PAPEL DO PROFESSOR DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS PROJETOS INTERDISCIPLINARES

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Quinto ano. Projetos. Professor.

Resumo

Este estudo tem como objetivo discorrer sobre o papel do professor do quinto ano do ensino fundamental na implementação de projetos interdisciplinares, com foco em práticas pedagógicas significativas. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica, utilizando publicações científicas, livros e   a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados indicam que o professor do quinto ano é um mediador essencial na interrelação entre os conteúdos curriculares e as temáticas interdisciplinares, promovendo aprendizagens significativas e contextualizadas. A literatura destaca que sua atuação envolve planejamento estruturado, uso de metodologias ativas e adaptação às necessidades da turma. Contudo, os desafios incluem a sobrecarga curricular, o gerenciamento do tempo e a carência de recursos pedagógicos adequados para articular a perspectiva da interdisciplinaridade. Considera-se que o sucesso dos projetos interdisciplinares depende de uma prática docente inovadora e integrada, sendo necessário fortalecer o suporte teórico e metodológico aos educandos, por meio de políticas educacionais que priorizem a formação continuada e o acesso a materiais didáticos diversificados.

Biografia do Autor

Suely Carneiro de Almeida Silva, Rede Municipal de Palmas

Graduação em Pedagogia pela Faculdade ITOP (2014). Especialista em Educação Inclusiva pela FASUL (MG - 2016). Especialista em Supervisão, Gestão e Orientação Escolar pela Faculdade Suldamérica (GO - 2017). Especialização em Psicopedagogia pela Suldamérica (GO - 2017) Como servidora da Rede Municipal de Palmas é professora do Ensino Fundamental (2012 - 2021), atuou como gestora escolar (2022 - 2023). Atualmente é supervisora pedagógica (2024). 

Referências

ARAÚJO, Anna Etelvina Lima da Silva de; PEREIRA, Débora Gene; BEZERRA, Simone Maia; MORAIS, Gracielly Alves; ALMEIDA, Ilda Neta Silva de; REZENDE, Nerci Maria; CARVALHO, Valter Domingos Rezende. Desafios e dualidades do papel docente na era da BNCC: entre a formação integral e a pressão produtivista. In: Formação, identidade e saberes docentes: reflexões, diálogos e práticas. Vol. 2. Organizado por Cleber Bianchessi. Curitiba-PR: Editora Bagai, 2024. p. [79 a 89)

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 15 jan. 2025.

AUSUBEL, D.P. (1963). The psychology of meaningful verbal learning. New York, Grune and Stratton.

FAZENDA, I. C. A Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1992, p. 45

______. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 2000.

FREIRE, Ana Maria Araújo. Verbete Inédito Viável. In: STRECK, Danilo (org.) Dicionário Paulo Freire. 2ª ed. rev. amp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
______, Paulo. Pedagogia do oprimido. 22.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.


HAAS, C. M. Retire-se o muro da escola: uma experiência interdisciplinar com menores carentes. 1989. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica –PUC/SP, São Paulo, 1989.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.


JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e Patologia do saber. Rio de Janeiro. Imago, 1976.


LUCK, Heloisa. Pedagogia Interdisciplinar: Fundamentos Teórico Metodológicos. 13º Ed. São Paulo: Editora Vozes, 1994.

MEIRELES, C. Crônicas de Educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: Fundação Biblioteca Nacional, 2001. v.1.
NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos Projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Erica, 2001.

PIAGET, J. Problémes Géneraux de la Recherche Interdisciplinaire et Mécanismes Communs. In: PIAGET, J., Épistémologie des Sciences de l'Homme. Paris: Gallimard, 1981.

SNYDERS, G. Escola, classe e luta de classes. 2. ed. Lisboa: Moraes, 1981.

SNYDERS. G. Entrevista dada à Lourdes Stamato de Camilles, PUC/SP,1988.
Publicado
2025-05-05