DANÇA: EXPRESSÃO, MOVIMENTO E CRIATIVIDADE NA ESCOLA

  • Marlucia Ferreira Lucena de Almeida Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
Palavras-chave: Dança. Educação. Escola. Movimentos. Criatividade.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma discussão que confirme a importância do ensino da dança nas escolas, sem a pretensão de defender se este ensino é conteúdo das aulas de Artes ou Educação Física, mas os benefícios que esta prática traz aos alunos. Baseou-se em estudos que demonstram a importância no contexto escolar da inovação do professor como agente de mudança, do lúdico e da criatividade, das aulas de dança como um recurso pedagógico precioso para o processo de aprendizagem, da formação do caráter e das qualidades como, autocontrole, vontade, disciplina, autoconfiança, concentração, entre outros. Foram utilizados diversos autores como: Ribas, 1959; Tavares, 2005; Faro, 1986; Garaudy, 1995; Almeida, 2010; entre outros para demonstrar os benefícios da dança na escola.

Biografia do Autor

Marlucia Ferreira Lucena de Almeida, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora titular da Universidade do Tocantins (Unitins). 

Referências

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Publicado
2022-04-08
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos