MARIA E DUZU-QUERENÇA: O LUGAR DE FALA NOS CONTOS DE CONCEIÇÃO EVARISTO
Resumo
O presente artigo tem como objetivo comparar nos contos: Maria e Duzu Querença – o espaço social em que as personagens femininas estão inseridas bem como o perfil delas. As personagens em questão fazem parte dos contos homônimos do livro Olhos d’água (2014), obra pertencente à literatura afro-brasileira contemporânea, da escritora Conceição Evaristo. É importante ressaltar que uma das vertentes da narrativa contemporânea é a discussão de estereótipos estigmatizados socialmente. Isso representa não apenas a ruptura com o modelo tradicional literário, mas trouxe à tona a discussão de temas relacionados à condição humana de uma parcela da sociedade que até então não figurava na escrita literária e deu voz a sujeitos tradicionalmente ignorados ou silenciados, aqui a mulher e negra. A literatura garante o espaço de fala e representatividade dessa parcela social que sai do anonimato, mostrando como faz parte da história e como produz sentido sobre a sociedade.
Referências
CASEIRO, Daniel. Porque Conceição Evaristo é a grande candidata à Academia Brasileira de Letras: Revista Carta Capital. 2018. Disponível em: <http://justificando.cartacapital.com.br/2018/07/24/porque-conceicao-evaristo-e-a-grande-candidata-a-academia-brasileira-de-letras/>. Acesso em: 24 jul. 2018.
DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura Brasileira Contemporânea: um território contestado. Rio de Janeiro: Horizonte, 2012.
EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas, 2016.
HUTECHEON, Linda. Poética do Pós-Modernismo: história, teoria, ficção. Tradução Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
PERRONE-MOISES, Leila. Que fim levou a crítica literária? In: Inútil poesia e outros ensaios breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? São Paulo: Letramento, 2017.
SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2009.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).