CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS SOBRE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Palavras-chave: Concepções de pós-graduandos. Formação de professores. Prática docente.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as concepções de estudantes de pós-graduação sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na formação de professores e na sua prática antes e após a conclusão da disciplina Tópicos II: Pressupostos Teóricos e Práticos em Tecnologias da Informação e Comunicação, ministrada no Curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Como aporte teórico, utilizamos trabalhos que abordam a formação de professores e prática docente, a exemplo de Freire (1996), Pimenta (2000) e Cunha (2001), e sobre TIC, Kenski (2012), Vasconcelos (2021), e Mercado e Gomes (2018). Como metodologia, aplicamos dois questionários a sete estudantes de pós-graduação stricto sensu. Para o tratamento dos dados, fizemos uso da inferência e do referencial teórico inerente ao texto. Como resultados, destacamos que os cursistas chegaram à disciplina com conhecimentos básicos acerca de TIC na formação e na prática docente, algo que foi ampliado significativamente durante as aprendizagens na disciplina. 

Biografia do Autor

José Batista de Souza, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professor das Redes Estadual e Municipal de Ensino da Bahia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC). 

Carlos Alberto de Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC). 

Leandro Silva Moro, Universidade do Estado de Minas Gerais: Ituiutaba

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ituiutaba. Membro do Grupo de Estudos Tecnologias, Ciências e Dodiscências (TECIDO).

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Publicado
2025-07-31