O ATO DE LER NUMA PERSPECTIVA PÓS-COLONIAL: APROXIMAÇÕES ENTRE SCHOPENHAUER E PAULO FREIRE

  • Izan Rodrigues de Souza Fortunato UFPA
  • Ivys De Alcântara Silva UFPA/ICED/PPGED
Palavras-chave: Leitura; pós-colonial; Paulo Freire; Schopenhauer.

Resumo

Neste breve artigo faremos uma pequena interlocução entre dois pensadores de contextos histórico-sociais bastantes distintos que, no entanto, apresentam grandes afinidades no que tange à questão da leitura crítica. O pano de fundo desta investigação sobre o ato de ler é a compreensão de que, no inter-texto residem não apenas ideologias, discursos e narrativas, como também um tipo de controle que rege todos esses elementos, sob a forma de um colonialismo, lido e reproduzido no texto de modo consciente e, na maioria das vezes, de modo inconsciente. Uma das principais perguntas que fazemos aos autores neste ensaio é o de “que caminhos podemos seguir para não se ler um texto ingenuamente?”. Ressalta-se que, além da importância de uma leitura atenta às possíveis ideologias e colonialidades contidas num texto, uma das principais inferências que colhemos de ambos autores, reside no fato de que o ato de ler não se refere apenas à leitura da palavra, das letras e signos, mas também da “leitura de mundo”, como diria Freire, ou da “leitura do livro do mundo”, como diria Schopenhauer.

Palavras-Chave: Leitura, pós-colonial, Paulo Freire; Schopenhauer.

Biografia do Autor

Izan Rodrigues de Souza Fortunato, UFPA

Mestre em educação (PPGED/UFPA), com especializações em Filosofia da Educação (UFPA) e História contemporânea (FIBRA), graduação em História (UVA). Tem experiência na Educação Básica de escolas públicas e privadas em Belém.

Ivys De Alcântara Silva, UFPA/ICED/PPGED

Possui graduação em Ciências da Religião pela Universidade do Estado do Pará (2006) e graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (2008) Especialização em Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Pará (2010), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2017) Doutorando em Educação pelo PPGED UFPA (2018).É professor do quadro efetivo de filosofia (Classe III) pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC). Com interesse e produções nas áreas de Filosofia da Educação e Estética, bem como em Filosofia da Religião.

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Publicado
2019-04-03