A ESCOLA, A IMIGRAÇÃO E O ACOLHIMENTO: DESVELANDO A “PAISAGEM HUMANA” EM ESCOLAS COM EXPRESSIVA PRESENÇA DE IMIGRANTE
Resumo
O artigo tem o objetivo de analisar o fenômeno da migração contemporânea na cidade de São Paulo através da interface Escola, Imigração e História e Cultura Latino-americana. Através de procedimentos de análise documental e de entrevistas com professoras, analisamos como a escola se reorganiza pedagogicamente para acolher os estudantes imigrantes, desvelando as estratégias pedagógicas utilizadas para garantir a visibilidade e a valorização desses estudantes. A documentação escolar e os depoimentos das professoras demonstram como o rosto imigrante é percebido na escola e como essa presença tem o potencial de aprofundar discussões do cotidiano escolar. É possível inferir que a inclusão de temas e conceitos relacionados à imigração se inscreve na demanda apresentada pela própria “paisagem humana” que a escola recebe no contemporâneo. Algumas das ações pedagógicas explicitam o acolhimento e denotam uma aproximação com a perspectiva intercultural, compreendida enquanto ação de transformação social.
Referências
CANCLINI, Néstor García. Diferentes, desiguais e desconectados: mapas da interculturalidade. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2015.
CANEN, Ana. Sentidos e dilemas do multiculturalismo: desafios curriculares para o novo milênio. In: LOPES, Alice Cassimiro; MACEDO, Elisabeth (orgs.) Currículo: debates contemporâneos. 3. ed. Alice Cassimiro Lopes, Elisabeth Macedo (orgs.). São Paulo: Cortez, 2010. 3ª ed.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia:. Saberes necessários à Prática Educativa. 16. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.. 16ª edição.
GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES Maria Paula (orgs.). Epistemologias do Sul. Boaventura de Sousa Santos, Maria Paula Meneses (orgs.). São Paulo: Cortez, 2010.
GUIMARÃES, Selva. Ensinar História: formar cidadãos no Brasil democrático. In: GUIMARÃES, Selva (org.). Ensino de história e cidadania. Selva Guimarães (org.). Campinas: Papirus, 2016.
HARVEY, David. O enigma do capital: e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011.
NASCIMENTO, Cesar Augusto do. Nenhum a menos. Além de um princípio, uma prática necessária. Revista Eletrônica Interdisciplinar, São Paulo, v. 4, n. 1, jan./dez. 2023.DRE em Revista. Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia. São Paulo: DRE / DIPED, 2016. 2º sem.
PIZARRO, Jorge Martínez; CHRISTINY, Verónica Cano; CONTRUCCI, Magdalena Soffia. Tendencias y patrones de la migración latinoamericana y caribeña hacia 2010 y desafíos para una agenda regional. Santiago: Nações Unidas, 2014.
SÃO PAULO. Currículo da cidade: Ensino Fundamental: componente curricular: História. 2. ed. São Paulo: SME/COPED, 2019. 2ª ed.
SHUMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos CENPEC, São Paulo, v. 4, n. 2. p. 196-229, dez. 2014. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293 . Acesso em: 18 jul. 2022.
WALSH, Catherine. Interculturalidad y (de)colonialidad: Perspectivas críticas y políticas. Visão Global, Joaçaba, v. 15, n. 1-2, p. 61-74, jan./dez., 2012.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).