PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO NA FILOSOFIA DA MIGRAÇÃO: UMA ABORDAGEM ANTICOLONIAL PARA A JUSTIÇA E INCLUSÃO SOCIAL
Resumo
Este artigo analisa criticamente as dinâmicas de exclusão social, vigilância e marginalização que afetam os migrantes, articulando as áreas da psicologia, educação e filosofia da migração sob uma perspectiva anticolonial. A pesquisa tem como objetivo evidenciar como práticas psicoeducacionais e pedagógicas podem contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, fundamentada na justiça social e no reconhecimento da diversidade cultural. Apoiado em uma abordagem qualitativa e na análise crítica do discurso, o estudo baseia-se nas contribuições teóricas de Foucault, Derrida, Di Cesare, Boaventura de Sousa Santos, Freire e Cusicanqui. A investigação ressalta a importância da saúde mental no processo migratório, destacando os impactos das políticas excludentes e a necessidade de práticas educativas que valorizem as identidades dos migrantes. São analisadas experiências internacionais e nacionais de acolhimento e integração, como programas educacionais e de apoio psicológico, que demonstram a eficácia do empoderamento por meio da educação intercultural e do cuidado. Conclui-se que a verdadeira inclusão depende da reformulação de políticas públicas e práticas sociais, que reconheçam os migrantes como sujeitos de direitos e agentes de transformação social. Assim, a psicoeducação torna-se um caminho essencial para romper com os ciclos de exclusão e promover uma integração plena e humanizada.
Referências
ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados). Refugiados e Migrantes na Europa: Programas de Educação e Intercâmbio Cultural. Genebra: ACNUR, 2021.
BAMF (Bundesamt für Migration und Flüchtlinge). Integrando refugiados na educação e no mercado de trabalho. Alemanha: Escritório Federal para Migração e Refugiados, 2018.
CASTLES, Stephen. A Crise da Migração: Desafio e Resposta. Cambridge: Polity Press, 2014.
CUSICANQUI, Silvia. Sutiyaku: Pensamento Descolonial e Emancipação. 2021.
DERRIDA, Jacques. Força de Lei: O Fundamento Místico da Autoridade. 2003.
DI CESARE, Donatella. O Direito à Hospedagem: Filosofia, Direitos e Migração. 2020.
FOUCAULT, Michel. A Ética do Cuidado de Si. 2006.
FOUCAULT, Michel. A Segurança, o Território e a População. 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 2020.
GOVERNO DO CANADÁ. Política de Imigração e Refugiados do Canadá: Programas para Integração. Ottawa: Governo do Canadá, 2020.
HOOKS, Bell. Ensinando a Transgredir: A Educação como Prática de Liberdade. 1994.
MIGRAMUNDO. Relatório de Atividades e Impactos. Rio de Janeiro: MigraMundo ONG, 2020.
OECD (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). O Estado das Políticas de Migração e Integração nos Países da OCDE. Paris: OECD Publishing, 2019.
PORTES, Alejandro; RUMBAUT, Rubén G. Imigrante América: Um Retrato. Berkeley: University of California Press, 2014.
REFUGEE COUNCIL. Programa de Educação para Refugiados: Relatório sobre o Impacto do Apoio aos Refugiados no Reino Unido. Londres: Refugee Council, 2020.
SOUSA SANTOS, Boaventura de. Epistemologias do Sul. 2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).