O USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PÚBLICA: O CASO DO CEM CASTRO ALVES EM PALMAS/TO

  • Jorquiania Ferreira Leite Pibic-Unitins
  • Willany Palhares Leal Unitins

Resumo

Nos dias atuais o uso de recursos digitais tem se tornado cada vez mais frequente no cotidiano da sociedade. Diante disso, cresceu na educação a necessidade de maior envolvimento de professores e alunos com esses recursos no processo ensino aprendizagem o que tem influenciado na forma de ensinar e aprender nas salas de aula. Assim, o objetivo deste trabalho foi compreender a importância do uso pedagógico dos recursos tecnológicos na prática pedagógica dos professores e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem na sala de aula do Colégio público de Ensino Médio Castro Alves, Centro de Ensino Médio ([1]CEM), no ano de 2015. Participaram da pesquisa os alunos e professores do colégio supracitado, localizado no município de Palmas – Tocantins. Foram analisadas as entrevistas realizadas com equipe pedagógica: alunos do Ensino Médio e professores de áreas diferentes de atuação educacional no colégio. Desse modo, o estudo teórico dos autores sobre o tema, aliado ao de investigação de campo fundamentou a observação e análise do uso das tecnologias na mediação das ações pedagógicas do professor sala de aula do ensino médio, além de propiciar motivação na aprendizagem dos alunos.


 

[1] centro de la escuela secundaria 

Biografia do Autor

Jorquiania Ferreira Leite, Pibic-Unitins
Bolsista CNPq. Aluna de Engenharia Agronômica da Fundação Universidade do Tocantins
Willany Palhares Leal, Unitins
professora pesquisadora da Fundação Universidade do Tocantins - Unitins

Referências

ALONSO, K. M. Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 29, n. 104 - Especial, p. 747-768, out. 2008 755. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>.

ANDRADE, J.P. O uso das tecnologias na educação: Computador e Internet. Disponível em: <http://www.fe.unb.br/areaspublicacoes/monografias-sobre-tics-na-educacao/o-uso-das-tecnologias-na-educacao-computador-e-internet>. Acesso em: 17. out. 2015;

BELLONI, M. L. Com ciência, revista eletrônica do jornalismo científico – sbpc, 2012. Acesso em 27/12/2014.

BARRETO, Raquel Goulart. As tecnologias na política nacional de formação de professores a distância: entre a expansão e a redução. Educ. Soc., Campinas, v. 29 n.104, out. 2008.

CHAVES, E. O. C. Tecnologia na Educação. Disponível em: <http://chaves.com.br/TEXTSELF/EDTECH/tecned2.htm>. Acesso em: 10/06/2014.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. A. E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica, In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professores reflexivos no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2005. p. 17-52.

LEAL, W. P. Tecnologias e Educação a Distância nas Políticas Públicas de Formação de Professores: o habitus professoral na UNITINS. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/15371/1/2013_WillanyPalharesLeal.pdf>. Acesso em 08 jun. 2014.

LEAL, Willany Palhares. As políticas de habilitação de professores leigos no Estado do Tocantins. 1995. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF

Martinez, J. H. G. Novas tecnologias e os desafios da educação. In: Tedesco Juan Carlos (org.). Educação e Novas Tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Cortez, 2004.

MORAN, José Manuel. Educação em tempo de twiter. Disponível em: . Disponível em: 10 set. 2015.

MORAN, José Manuel, A contribuição das tecnologias para uma educação inovadora . Contrapontos - volume 4 - n. 2 - p. 347-356 - Itajaí, maio/ago. 2004

SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D. de; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, [São Leopoldo], ano 1, n. 1, jul. 2009.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. Cadernos de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 01, n. 03, 1996.

Ramos, Márcio Roberto Vieira, O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA,

Ensino de Sociologia em Debate - Revista Eletrônica LENPES-PIBID de Ciências Sociais –UEL, Edição Nº. 2, Vol. 1, jul-dez. 2012

Publicado
2016-06-21