CAPACIDADES DE LINGUAGEM E GÊNEROS DO DISCURSO: UM TRABALHO COM O GÊNERO SEMINÁRIO NA SALA DE AULA

Palavras-chave: Capacidades de linguagem. Gêneros do discurso. Seminário.

Resumo

O presente artigo é parte de um projeto maior que deu origem à tese de doutorado intitulada “Web-rádio e gêneros do discurso: um contexto significativo para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa”. Tem como objetivo principal relatar como aconteceram as aulas com o gênero seminário, no âmbito de uma escola pública de Cuiabá-MT/Brasil. Foram trabalhadas (durante dois anos, com os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental) cinco sequências didáticas com diferentes gêneros do discurso que pudessem colaborar para o ensino-aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, antes da criação de uma web-rádio dentro desse espaço escolar. Dessa forma, evidenciaremos como foram planejadas e desenvolvidas as aulas com os alunos no 8º ano. Para tanto, a natureza da pesquisa é qualitativa e dialógica, nos moldes da pesquisa-ação. Para isso, nos baseamos na Análise Dialógica do Discurso.

Biografia do Autor

Nádia Cristina da Silva Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Estudos de Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do Curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus do Araguaia.

Renata Silva Siqueira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Estudos de Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Pós-doutoranda pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal.

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Publicado
2025-02-18