A DESINTEGRAÇÃO FAMILIAR E A DOR EM INSUBMISSAS LÁGRIMAS DE MULHERES, DE CONCEIÇÃO EVARISTO (2011)

  • Janayara Araújo Lima Universidade Federal do Tocantins
  • Maria Perla Araújo Morais Universidade Federal do Tocantins
  • Olívia Aparecida Silva Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Mulher negra. Sujeito histórico e político. Autoria feminina negra.

Resumo

O presente artigo pretende fazer uma análise comparativa dos contos “Rose Dusreis” e “Maria do Rosário Imaculada dos Santos”, de Conceição Evaristo (2011). Para isso, versaremos sobre a escrita feminina negra no contexto contemporâneo brasileiro e os deslocamentos representativos de sujeitos sociais marginalizados, no caso, as mulheres negras. A partir de autores como Regina Dalcastagnè (2012), Djamila Ribeiro (2017), Eduardo de Assis Duarte (2018) e outros, contextualizaremos a escrita literária de Conceição Evaristo no âmbito da literatura brasileira contemporânea e sua importância para a emergência de sujeitos sociais historicamente silenciados não somente na literatura, mas em outras manifestações artísticas e políticas.    

 

Biografia do Autor

Janayara Araújo Lima, Universidade Federal do Tocantins

Tem licenciatura em Letras - habilitação Português/Inglês, com ênfase em Literatura Brasileira, pelo Instituto de Educação, Agricultura Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (Campus Humaitá-AM). Cursa especialização em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais e Educação para Surdos - Unopar. É aluna do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (Campus Porto Nacional). É estudante no Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Sexualidade, Corporalidades e Direitos - UFT. Tem interesse nos seguintes temas: feminismos, gênero, sexualidade, diversidade sexual e estudos literários .Trabalha com revisão de textos acadêmicos. 

Maria Perla Araújo Morais, Universidade Federal do Tocantins

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000) e Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2006). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas, atuando principalmente nos seguintes temas: Guimarães Rosa, Mia Couto, Literatura e História, Identidade Cultural, Transculturação, Walter Benjamin, Monstruosidade. É professora de Literatura Portuguesa da Universidade Federal de Tocantins e líder do grupo de pesquisa NELA: Núcleo de estudos de Literaturas Africanas e Portuguesa, cadastrado no CNPQ.

Olívia Aparecida Silva, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1992), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1997) e doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, narrativa contemporânea, memória, autobiografia.

Referências

ARENDT, Hannah. A condição humana. 11 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

COSTA, Eduarda Rodrigues. Memória e consciência negra. Literafro: o portal da literatura afro-brasileira. Disponibilidade em:< http://www.letras.ufmg.br/literafro/artigos/artigos-teorico-criticos/1123-memoria-e-consciencia-negra-eduarda-rodrigues-costa>. Acesso em: set. 2018.

DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Rio de Janeiro: Horizonte, 2012.

DUARTE, Eduardo de Assis. Por um conceito de literatura afro-brasileira. Literafro: o portal da literatura afro-brasileira. Disponível em:<http://www.letras.ufmg.br/literafro/artigos/artigos-teorico-conceituais/148-eduardo-de-assis-duarte-por-um-conceito-de-literatura-afro-brasileira>. Acesso em: 20 set. 2018.

EVARISTO, Conceição. É preciso questionar as regras que me fizeram ser reconhecida apenas aos 71 anos. Entrevista para a BBC Brasil, 9 de março de 2018. Disponibilidade em:<https://www.bbc.com/portuguese/brasil-43324948>. Acesso em: 28 nov. 2018.

___________________. Insubmissas lágrimas de mulheres. 2 ed. Rio de Janeiro: Malê, 2016.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.

TELLES, Norma. Escritoras, escritas, escrituras. In: História das Mulheres no Brasil. Organização Mary Del Priore. 10 ed., 1 reimpressão. São Paulo: Editora Contexto, 2011.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Narrar o trauma – A questão dos testemunhos de catástrofes históricas. Revista de Psicologia Clínica: Revista da Pontífica Universidade Católica Do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, n. 1, v. 20, 2008. Disponibilidade em:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291022014005>. Acesso em: 30 nov. 2018.

Publicado
2019-05-09