RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE EXTENSÃO INTERGERACIONALIDADE: UMA EDUCAÇÃO PARA O ENVELHECIMENTO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS

Palavras-chave: Intergeracionalidade; Envelhecimento Humano; Respeito à Pessoa Idosa.

Resumo

O relato de experiências vivenciadas durante o curso de extensão intitulado "Intergeracionalidade: uma Educação para o Envelhecimento na Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS teve como objetivo aprofundar a compreensão da intergeracionalidade, explorando a relação entre envelhecimento humano, maturidade pessoal e respeito à pessoa idosa. Utilizou-se pesquisa bibliográfica, foram consultados livros e artigos sobre intergeracionalidade e envelhecimento humano. As atividades iniciaram-se no primeiro semestre de 2022/02, por meio de palestras virtuais conduzidas por especialistas em envelhecimento humano e intergeracionalidade. No segundo semestre de 2023/01, o curso foi ministrado presencialmente envolvendo idosos, adolescentes e crianças. Abordagens incluíram contação de histórias, rodas de conversa, atividades culinárias, e oficinas de arte e brincadeiras antigas, fortalecendo vínculos e afetividade entre as diferentes gerações. A iniciativa contribuiu para o compartilhamento de conhecimento, reforçando o papel da Universidade no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. A interação entre acadêmicos, idosos e demais participantes proporcionou reflexões sobre um novo conceito de educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovana Borges da Silva , Universidade Federal de Goiás

Graduado em Serviço Social (pela UFVJM), Mestre em Educação (pela UEG) e Doutorando em Educação (pela USP). Atualmente é assistente social na UFG.

Silvanis dos Reis Borges Pereira , Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduada em Serviço Social (pela PUC-GO), Especialista em Residência Multiprofissional em Saúde (pelo HC-UFG) e Mestre em Serviço Social (pela PUC-GO). Atualmente é assistente social na UFG. 

Referências

CARVALHO, Maria Clotilde de Barbosa Nunes Maia de. Relações inter-relacionais alternativa para minimizar a exclusão social do Idoso. Revista Portal de Divulgação, n. 28, ano III, dez. 2012. Disponível em: https://revistalongevver.com.br/index.php/revistaportal/article/viewFile/321/321 Acesso em 10 dez.2023.

OLIVEIRA, Sara Margarida Ribeiro. A educação intergeracional como processo de desenvolvimento pessoal e social. RepositoriUM: Universidade do Minho, [s. l.], 2018. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/56031/1/tese%20final%20sara%20oliveira.pdf . Acesso em: 10 dez. 2023.

VIVIDA, Por Mais. Intergeracionalidade: conheça a importância. Site Mais Vivida, 2021.Disponível em: https://maisvivida.com.br/post/intergeracionalidade/#:~:text=Quais%20os%20benef%C3%ADc ios%20da%20intergeracionalidade,humor%20em%20pessoas%20mais%20v%C3%ADvidas. Acesso em 10 dez.2023.

VALLE, Leonardo. 10 direitos que todo idoso tem no Brasil. Site Instituto Claro, 2022. Disponível em: https://www.institutoclaro.org.br/cidadania/nossas-novidades/reportagens/10- direitos-que-todo-idoso-tem-no-brasil/. Acesso em 10 dez.2023.

Publicado
2025-05-16
Como Citar
Borges da Silva , G., & dos Reis Borges Pereira , S. (2025). RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE EXTENSÃO INTERGERACIONALIDADE: UMA EDUCAÇÃO PARA O ENVELHECIMENTO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS. Revista Extensão, 9(3), 145-153. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9195
Seção
Relatos de Experiência