O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato .doc ou .docx.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Foi removida toda identificação de autoria do trabalho, incluindo a revisão da opção Propriedades no Word, a fim de que seja garantido o critério de anonimato da revista (blind review).
  • O manuscrito está adequado ao template da revista.
  • Todos os autores realizaram cadastro completo na plataforma de submissão.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

  1. Objetivos

A Revista Extensão, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), tem o objetivo de publicar artigos, entrevistas, resenhas e relatos de experiência de Extensão Universitária nas áreas temáticas de Extensão:

ÁREA

DEFINIÇÃO

I

Comunicação

Comunicação Social; Mídia Comunitária; Comunicação Escrita e Eletrônica; Produção e Difusão de Material Educativo; Televisão Universitária; Rádio Universitária; Capacitação e Qualificação de Recursos Humanos e de Gestores de Políticas Públicas de Comunicação Social; Cooperação Interinstitucional e Cooperação Internacional na área.

II

Cultura

Desenvolvimento de Cultura; Cultura, Memória e Patrimônio; Cultura e Memória Social; Cultura e Sociedade; Folclore, Artesanato e Tradições Culturais; Produção Cultural e Artística na Área de Artes Plásticas e Artes Gráficas; Produção Cultural e Artística na Área de Fotografia, Cinema e Vídeo; Produção Cultural e Artística na Área de Música e Dança; Produção Teatral e Circense; Rádio Universitária; Capacitação e Qualificação de Recursos Humanos e de Gestores de Políticas Públicas de Cultura; Cooperação Interinstitucional e Cooperação Internacional na área.

III

Direitos Humanos

Assistência Jurídica; Direitos de Grupos Sociais; Organizações Populares; Questão Agrária; Capacitação e Qualificação de Recursos Humanos e de Gestores de Políticas Públicas de Direitos Humanos; Cooperação Interinstitucional e Cooperação Internacional na área.

IV

Educação

Educação Básica; Educação e Cidadania; Educação a Distância; Educação Continuada; Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial; Educação Infantil; Ensino Fundamental. Ensino Médio; Incentivo à Leitura; Capacitação e Qualificação de Recursos Humanos e de Gestores de Políticas Públicas de Educação; Cooperação Interinstitucional e Cooperação Internacional na área.

V

Meio Ambiente

Preservação e Sustentabilidade do Meio Ambiente; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Desenvolvimento Regional e Sustentável; Aspectos do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Desenvolvimento Urbano e do Desenvolvimento Rural; Educação Ambiental; Gestão de Recursos Naturais; Sistemas Integrados para Bacias Regionais; Capacitação e Qualificação de Recursos Humanos e de Gestores de Políticas Públicas de Meio Ambiente; Cooperação Interinstitucional e Cooperação Internacional na área.

VI

Saúde

Promoção à Saúde e Qualidade de Vida; Atenção a Grupos de Pessoas com Necessidades Especiais; Atenção Integral à Mulher; Atenção Integral à Criança; Atenção Integral à Saúde de Adultos; Atenção Integral à Terceira Idade; Atenção Integral ao Adolescente e ao Jovem; Desenvolvimento do Sistema de Saúde; Saúde e Segurança no Trabalho; Esporte. Lazer e Saúde; Hospitais e Clínicas Universitárias; Novas Endemias e Epidemias; Saúde da Família; Uso e Dependência de Drogas; Capacitação e Qualificação de Recursos Humanos e de Gestores de Políticas Públicas de Saúde; Cooperação Interinstitucional e Cooperação Internacional na área.

VII

Tecnologia

Transferência de Tecnologias Apropriadas; Empreendedorismo; Empresas Juniores; Inovação Tecnológica; Polos Tecnológicos; Direitos de Propriedades e Patentes; Capacitação e Qualificação de Recursos Humanos e de Gestores de Políticas Públicas de Ciências e Tecnologia; Cooperação Interinstitucional e Cooperação Internacional na área.

VIII

Trabalho

Reforma Agrária e Trabalho Rural; Trabalho e Inclusão Social; Educação Profissional; Organizações Populares para o Trabalho; Cooperativas Populares; Questão Agrária; Saúde e Segurança no Trabalho; Trabalho Infantil; Turismo e Oportunidades de Trabalho; Capacitação e Qualificação de Recursos Humanos e de Gestores de Políticas Públicas do Trabalho; Cooperação Interinstitucional e Cooperação Internacional na área.

IX

Ciências Agrárias e Veterinárias

Ciência do Solo; Fitossanidade; Fitotecnia; Floricultura, Parques e Jardins; Agrometeorologia; Extensão Rural; Silvicultura; Manejo Florestal; Técnicas e Operações Florestais; Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais; Conservação da Natureza; Energia de Biomassa Florestal; Máquinas e Implementos Agrícolas; Engenharia de Água e Solo; Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas; Construções Rurais e Ambiência; Energização Rural; Ecologia dos Animais Domésticos e Etologia; Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos; Nutrição e Alimentação Animal; Pastagens e Forragicultura; Produção Animal; Clínica e Cirurgia Animal; Medicina Veterinária Preventiva; Patologia Animal; Reprodução Animal; Inspeção de Produtos de Origem Animal; Recursos Pesqueiros Marinhos; Recursos Pesqueiros de Águas Interiores; Aquicultura; Engenharia de Pesca; Ciência de Alimentos; Tecnologia de Alimentos; Engenharia de Alimentos.

X

Espaços Construídos

Requalificação do Espaço Construído; Espaço Construído e Percepção Ambiental; O Edifício e o Entorno; Gestão do Espaço Urbano; Vegetação e Projeto; Aspectos Qualitativos em Paisagismo; Conforto Térmico; Acústica; Iluminação; Parques Públicos; Instalações; Conforto Ambiental; Edificações.

XI

Política e Economia

Matemática Econômica; Contabilidade Social; Política e Planejamento Econômico; Desenvolvimento Socioeconômico; Economia do Setor Público; Economia Brasileira; Economia Política; Ecoeconomia; Economia Solidária; Economia Social.

  1. Trabalhos

Serão aceitos para publicação nas respectivas seções da Revista Extensão: artigos inéditos; relatos de experiências e resultantes de atividades de extensão universitária; resenhas de livros e revistas recentemente publicados, relacionados às atividades de extensão; e entrevistas associadas às atividades extensionistas.

Os textos devem ser em português, com resumos em espanhol ou inglês ou francês, enviados pelo sistema da revista, sem identificação de autor, para avaliação pelos avaliadores indicados pela Equipe Editorial da Revista Extensão.

A aceitação ou recusa dos originais apresentados será sempre uma decisão com base nos pareceres dos avaliadores. A Revista Extensão, ao utilizar o SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas), adota o acesso aberto, permitindo o acesso gratuito e irrestrito ao seu conteúdo, bem como todos os recursos de gerenciamento editorial disponibilizado pelo sistema.

 

  1. Seções

Deve conter os seguintes elementos, nesta ordem:

  1. Categoria do trabalho: artigos, entrevistas, resenhas e relatos de experiência.
  2. Área temática: escolher uma entre as atendidas pela revista: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia, Trabalho, Ciências Agrárias e Veterinárias, Espaços Construídos, Política e Economia.
  3. O Título: na língua na língua do autor, centralizado, em negrito, fonte Arial, tamanho 12 e com espaçamento simples, sem ponto no final. O título em inglês deve estar logo abaixo do título na língua do autor, (fonte Arial, letra normal, tamanho 12).
  4. Em caso de financiamento da pesquisa, a instituição financiadora deverá ser mencionada em nota de rodapé incluída no título do manuscrito.
  1. A quantidade máxima de autores será 10 (dez) autores para todas as modalidades.
  2. Resumo e Palavras-Chave. O Resumo deve ter no máximo 200 palavras em um único parágrafo, sem recuo na primeira linha, com espaçamento simples e ser seguido de 3 a 5 palavras-chave para fins de indexação do trabalho, as quais deverão ser separadas por um ponto. Nas palavras-chave, não devem aparecer termos e expressões que já constem no título do trabalho.
  3. Resumos em Inglês. Os resumos e palavras-chave em inglês devem ser a versão exata do resumo e palavras-chave em português. Os autores são responsáveis pela tradução escorreita dos resumos para a língua inglesa. Encorajamos o envio para revisão especializada, uma vez que a tradução por inteligência artificial (tradutores online) ainda não é 100% confiável.

  3.1. Texto

  1. Tamanho do Texto - com todos os seus elementos incluídos (imagens, notas, referências, tabelas, etc.), os relatos de experiência deverão ter entre 8 e 12 laudas; os artigos de 15 a 25 páginas; as entrevistas deverão ter entre 10 e 30 páginas e as resenhas até 5 páginas (quantidade de laudas sem as referências).
  2. Idioma: O manuscrito deve ser enviado apenas em português, devendo estar adequado à norma culta da língua portuguesa. Apenas os resumos em língua estrangeira podem ser enviados em inglês, espanhol ou francês. Encorajamos o envio do manuscrito para revisão especializada de língua portuguesa.
  3. Plágio - Em caso de constatação de plágio, o manuscrito será prontamente recusado.
  4. Imagens e figuras - As figuras, com resolução mínima de 100 dpis além de constarem no texto enviado através do sistema, deverão ser enviadas por e-mail, caso o trabalho seja aceito para publicação
  5. Fonte -Arial, tamanho 12, espaçamento simples.
  6. Citação Direta:

* As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. Ex.

“A ação dos estudantes, a partir de Córdoba, colocará a extensão Universitária em evidência [...]” (ROCHA, 2001, p. 19)

Ou

Segundo Rocha (2001, p. 19), “A ação dos estudantes, a partir de Córdoba, colocará a extensão Universitária em evidência [...]”

* As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra em tamanho 10, e sem as aspas.

Ex:

O conhecimento não se estende do que se julga sabedor até aqueles que se julga não saberem; o conhecimento se constitui nas relações homem-mundo, relações de transformação, e se aperfeiçoa na problematização crítica destas relações. (FREIRE, 2006, p. 36)

7. Citação Indireta:

É a transcrição livre do texto, isto é, usamos nossas próprias palavras para expor a ideia do autor. Podemos, ainda, se o trecho for muito longo, interpretar a ideia do autor e fazermos uma síntese. Nesse tipo de citação, não se utiliza as aspas; mas o autor, a fonte e a data de publicação devem ser citados. Não é obrigatório colocar o número de páginas, mas se o fizer deve repetir em todas as outras citações.

Ex: Para Bernheim (1978), as atividades de extensão têm como objetivo o fortalecimento da universidade, pela projeção da cultura universitária ao povo e a preocupação com problemas nacionais. As universidades públicas são principalmente vocacionadas para estas práticas.

Ou

As práticas de extensão na Inglaterra do século XIX se davam pela participação dos universitários em campanhas de saúde, na utilização de teatro escolar e outros serviços. (ROCHA, 2001).

Obs.:  Cita-se o autor pelo sobrenome em maiúsculas, entre parênteses, seguido do ano de publicação, separando-os por vírgula. Ex.: (MARQUES, 2006); II) Quando o nome do autor fizer parte da sentença, somente a sua inicial será maiúscula e apenas a data aparecerá entre parênteses (seguida da indicação da página, se for o caso). Ex.: Como diz ainda Alvarenga (1993), [...];

  1. As notas de rodapé devem ser ordenadas por algarismos arábicos que deverão ser sobrescritos no final do texto ao qual se refere cada nota.
  2. Recursos ilustrativos devem ser precedidas de sua palavra designativa (Figura, Gráfico etc.), seguida do número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e respectivo título e fonte, conforme a NBR 6022:2018. Serão aceitas, no máximo 05 (cinco) figuras por artigo ou relato de experiência. As figuras deverão estar no formato JPG ou PNG, tendo resolução mínima, de 100 dpis. A não observância deste critério implicará exclusão da imagem de baixa qualidade ou cujo arquivo seja demasiado grande.
  3. Tabelas - As Tabelas e quadros, incluindo título e notas, deverão estar inseridas no texto com as devidas legendas. As Tabelas deverão ser elaboradas em processadores de texto, com extensão .doc ou .docx,  ou processador de planilha eletrônico .xls ou .xlsx. Em caso de dúvidas, confira as Normas de Apresentação Tabulação do IBGE. Cada tabela ou quadro não poderá exceder 20 linhas incluindo título e fonte(s).
  4. Referências - Serão apresentadas ao final do texto, alinhadas à esquerda, atendendo à ABNT 6023:2018 e conforme demonstrada no template.
  5. Anexos e apêndices - Serão aceitos desde que contenham informações imprescindíveis, que, complementem, ilustrem e/ou auxiliem a compreensão do trabalho, ficando facultado à Comissão da Revista o veto a anexos e apêndices que não forem assim considerados.

 

Normas ABNT

A Revista de Extensão adota as seguintes Normas ABNT: NBR 6022:2018 (Artigo); NBR 6023:2018 (Referências); NBR 6028:2003 (Resumos); NBR 10520:2002 (Citações).

Considerações

Trabalhos que não atentem para as normas de submissão da revista serão recusados, sem envio para os consultores ad hoc. Encorajamos o envio do texto para revisão especializada.

Trabalhos que não atentem para o uso correto da língua portuguesa serão recusados, sem envio para os consultores ad hoc. Encorajamos o envio do texto para revisão especializada.

Os(as) autores poderão submeter até 3 trabalhos em cada edição, sendo 1 (um) como autor(a) principal e os demais como coautor(a).

 

  1. Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; não sendo o caso, justificar em "Comentários ao Editor";
  2. A submissão de trabalho será feita por meio eletrônico, o que implica, automaticamente, a transferência de direitos exclusivos de publicação, por um ano, a partir da data de submissão do trabalho;
  3. Será enviada como documento suplementar (na última etapa de submissão) a declaração de cessão de direitos autorais por todos os autores, em complementação à cessão dos direitos, assinalada pelo primeiro autor no item anterior de verificação de submissão. As declarações de autorização para divulgação de imagens são de responsabilidade exclusiva dos autores;
  4. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não se ultrapasse os 10 MB);
  5. O trabalho foi elaborado em texto corrido, em espaçamento simples, fonte tipo Arial, tamanho 12, não excedendo o número de páginas apropriado de cada seção em que o texto se insere. A página deverá ser do tamanho A4, com formatação de margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,0 cm, contendo necessariamente numeração de página no lado direito do rodapé, e empregando itálico ao invés de sublinhação (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final;
  6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos conforme as diretrizes para autores; e especificamente, as citações e respectivas referências estão correlacionadas eletronicamente por meio da utilização de hyperlinks conforme explicitado nas diretrizes.
  7. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  8. É obrigatório que o(a) autor(a) e/ou o(a)s (co)autore(a)s incluam seu(s) Currículos Lattes e ORCID nos dados de identificação bem como os demais dados obrigatórios (nome completo, afiliação institucional completa, cidade, Estado, país, minicurrículo e e fontes de financiamento. Também, que o manuscrito seja submetido conforme template da revista.

 

Declaração de Direito Autoral

A publicação do artigo implica a cessão integral dos direitos autorais à Revista Extensão. A reprodução total dos seus artigos em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, está condicionada à autorização da Editora da Revista Extensão. O primeiro autor deverá encaminhar declaração de cessão dos direitos autorais por todos os autores e incluir como documento suplementar. As declarações de autorização para divulgação de imagens são de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados para esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

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