LEVANDO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA A COMUNIDADE: O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

  • Leticia da Silva Souza Lima Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Caroline Rodrigues Queles Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Janaina Piana Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Marcia Cristina Alves Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Daiane Maria de Genaro Chiroli Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Franciely Velozo Aragão Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Fernanda Cavicchioli Zola Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) https://orcid.org/0000-0002-6412-0795
Palavras-chave: Educação Financeira; Liga Financeira; Comunidade Externa

Resumo

O presente relato aborda as atividades de extensão do projeto “Liga Financeira” da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do campus Apucarana, com o propósito de promover a educação financeira e conhecimentos básicos do mercado financeiro para a comunidade. Foram desenvolvidos materiais didáticos de fácil compreensão, como apostila sobre planejamento e organização de suas finanças, montagem e realização de apresentações sobre assuntos como as taxas de mercado, posts sobre investimentos e o momento atual que se encontram as negociações pelo mundo. Além disso, a Liga realizou quatro cursos de educação financeira para crianças, jovens e adultos e participou da organização e premiação da V Olimpíada Brasileira de Educação Financeira. Os tópicos das oficinas envolviam educação financeira, estratégias de venda, modalidades de investimentos, planejamento financeiro, custos e lucro empresarial. Por fim, evidenciou-se que a extensão em educação financeira fortalece a parceria universidade-comunidade, resolvendo problemas sociais e impulsionando o desenvolvimento local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia da Silva Souza Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduação em andamento em Engenharia Civil. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR.

Caroline Rodrigues Queles, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduação em andamento em Engenharia Química. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Janaina Piana, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, CâmpusApucarana. Possui doutorado em Administração (Gestão da Inovação) pela Fundação Getulio Vargas -FGV/EBAPE, mestrado e graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC.

Marcia Cristina Alves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora Associada II do Curso de Engenharia Civil da UTFPR.

Daiane Maria de Genaro Chiroli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Docente do Departamento Acadêmico de Engenharia Têxtil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Apucarana.

Franciely Velozo Aragão, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora Adjunto A - DE lotada no Departamento de Engenharia Têxtil (DET/UFSC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus de Blumenau.

Fernanda Cavicchioli Zola, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

 Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Referências

ABDALA, VITOR. Número de endividados no país chega a maior patamar em 11 anos. Agência Brasil, Rio de Janeiro, 01/2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-01/numero-de-endividados-no-pais-chega-maior-patamar-em-11-anos. Acesso em: 26 de jul. 2024.

BHATNAGAR, MUKUL; TANEJA, SANJAY; KUMAR, PAWAN; ÖZEN, ERCAN. Does financial education act as a catalyst for SME competitiveness? International Journal of Education Economics and Development, v. 15, n. 3, 2024.

BUFALO, DANIELA CRISTINA LOURENÇO; PINTO, RAFAEL ÂNGELO BUNHI. Políticas públicas de educação financeira: do processo histórico às ações práticas em Instituições de Ensino Superior. Avaliação. Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 28, p. e023023, 2023.

CENCI, DANUZA; KIST, MILTON. Educação financeira e a presença dos pilares do pensamento computacional em atividades plugadas: uma revisão sistemática de literatura. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 9, n. 1, p. 68-88, 2024.

DOS SANTOS, JEAN CARLOS ALMEIDA. Educação financeira no âmbito escolar: um estudo de revisão integrativa. Revista Foco, v. 16, n. 11, p. e2789-e2789, 2023.

FUJI, KEVIN T.; WHITE, NICOLE D.; PACKARD, KATHLEEN A.; KALKOWSKI, JULIE C.; WALTERS RYAN W. Effect of a Financial Education and Coaching Program for Low-Income, Single Mother Households on Child Health Outcomes. Healthcare, v. 12 n. 2 p.127, 2024.

GOEKING, WERUSKA. Apenas 3% dos brasileiros investiram em ações em 2020 e média aplicada caiu 31%. Valor Investe, São Paulo, 01/2021. Disponível em: https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/bolsas-e-indices/noticia/2021/01/15/apenas-3percent-dos-brasileiros-investiram-em-acoes-em-2020-e-media-aplicada-caiu-31percent.ghtml. Acesso em: 27 de jul. 2024.

G1, GLOBO. Percentual de famílias com dívidas chega a 70% e Brasil atinge o maior nível em 11 anos, aponta CNC. Globo, 01/07/2021. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/07/01/percentual-de-familias-com-dividas-chega-a-70percent-e-brasil-atinge-o-maior-nivel-em-11-anos-aponta-cnc.ghtml. Acesso em: 27 de jul. 2024.

HARTMANN, ANDREI LUÍS BERRES; BARONI, ANA KARINA CANCIAN; DOMINGOS, ANTÓNIO MANUEL DIAS; MALTEMPI, MARCUS VINICIUS. A Educação Financeira no Brasil e em Portugal: Percursos e reflexões sobre as propostas voltadas à Educação Básica e Secundária. Quadrante, v. 33, n. 1, p. 112-132, 2024.

LUCCI, C. R.; ZERRENNER, S. A.; VERRONE, M. A. G.; SANTOS, S. C. A influência da Educação Financeira nas decisões de consumoe investimento dos indivíduos.IN IX SEMEAD, 2006. Disponível em: http://sistema.semead.com.br/9semead/resultado_seMead/trabAlhosPDF/266.pdf. Acesso em:26 jul. 2024.

MENBERU, ABEBE WALLE. Technology-mediated financial education in developing countries: a systematic literature review. Cogent Business & Management, v. 11, n. 1, 2024.

SOARES JÚNIOR, C. A.; BERTO DE LIMA, L.; GREATTI, L.; MEURER SELA, V. Educação financeira nas escolas. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 8 out. 2021.

TÔRRES, LILIANE LEOPOLDINO; GOMES, DOUGLAS WILLYAM RODRIGUES. Educação financeira e gestão inteligente das finanças. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, v. 10, n. 8, p. 362–380, 2024

TRISTÃO, PÂMELA AMADO; CORREA, ANDRESSA CREMA. Educação Financeira: um estudo multicasos sobre a adequação de algumas escolas e a percepção de seus coordenadores pedagógicos. Revista de Educação Matemática, v. 18, p. e021026, 2021.

VOLPATO, BRUNO. Ranking: as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo, insights e materiais gratuitos. Resultados Digitais, 11/01/2021. Disponível em: https://www.rdstation.com/blog/marketing/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/. Acesso em : 27 de jul. 2024.
Publicado
2025-02-06
Como Citar
da Silva Souza Lima, L., Rodrigues Queles, C., Piana, J., Alves, M. C., de Genaro Chiroli, D. M., Velozo Aragão, F., & Cavicchioli Zola, F. (2025). LEVANDO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA A COMUNIDADE: O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Revista Extensão, 9(1), 84-93. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10246