LEVANDO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA A COMUNIDADE: O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Abstract
O presente relato aborda as atividades de extensão do projeto “Liga Financeira” da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do campus Apucarana, com o propósito de promover a educação financeira e conhecimentos básicos do mercado financeiro para a comunidade. Foram desenvolvidos materiais didáticos de fácil compreensão, como apostila sobre planejamento e organização de suas finanças, montagem e realização de apresentações sobre assuntos como as taxas de mercado, posts sobre investimentos e o momento atual que se encontram as negociações pelo mundo. Além disso, a Liga realizou quatro cursos de educação financeira para crianças, jovens e adultos e participou da organização e premiação da V Olimpíada Brasileira de Educação Financeira. Os tópicos das oficinas envolviam educação financeira, estratégias de venda, modalidades de investimentos, planejamento financeiro, custos e lucro empresarial. Por fim, evidenciou-se que a extensão em educação financeira fortalece a parceria universidade-comunidade, resolvendo problemas sociais e impulsionando o desenvolvimento local.
Downloads
References
BHATNAGAR, MUKUL; TANEJA, SANJAY; KUMAR, PAWAN; ÖZEN, ERCAN. Does financial education act as a catalyst for SME competitiveness? International Journal of Education Economics and Development, v. 15, n. 3, 2024.
BUFALO, DANIELA CRISTINA LOURENÇO; PINTO, RAFAEL ÂNGELO BUNHI. Políticas públicas de educação financeira: do processo histórico às ações práticas em Instituições de Ensino Superior. Avaliação. Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 28, p. e023023, 2023.
CENCI, DANUZA; KIST, MILTON. Educação financeira e a presença dos pilares do pensamento computacional em atividades plugadas: uma revisão sistemática de literatura. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 9, n. 1, p. 68-88, 2024.
DOS SANTOS, JEAN CARLOS ALMEIDA. Educação financeira no âmbito escolar: um estudo de revisão integrativa. Revista Foco, v. 16, n. 11, p. e2789-e2789, 2023.
FUJI, KEVIN T.; WHITE, NICOLE D.; PACKARD, KATHLEEN A.; KALKOWSKI, JULIE C.; WALTERS RYAN W. Effect of a Financial Education and Coaching Program for Low-Income, Single Mother Households on Child Health Outcomes. Healthcare, v. 12 n. 2 p.127, 2024.
GOEKING, WERUSKA. Apenas 3% dos brasileiros investiram em ações em 2020 e média aplicada caiu 31%. Valor Investe, São Paulo, 01/2021. Disponível em: https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/bolsas-e-indices/noticia/2021/01/15/apenas-3percent-dos-brasileiros-investiram-em-acoes-em-2020-e-media-aplicada-caiu-31percent.ghtml. Acesso em: 27 de jul. 2024.
G1, GLOBO. Percentual de famílias com dívidas chega a 70% e Brasil atinge o maior nível em 11 anos, aponta CNC. Globo, 01/07/2021. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/07/01/percentual-de-familias-com-dividas-chega-a-70percent-e-brasil-atinge-o-maior-nivel-em-11-anos-aponta-cnc.ghtml. Acesso em: 27 de jul. 2024.
HARTMANN, ANDREI LUÍS BERRES; BARONI, ANA KARINA CANCIAN; DOMINGOS, ANTÓNIO MANUEL DIAS; MALTEMPI, MARCUS VINICIUS. A Educação Financeira no Brasil e em Portugal: Percursos e reflexões sobre as propostas voltadas à Educação Básica e Secundária. Quadrante, v. 33, n. 1, p. 112-132, 2024.
LUCCI, C. R.; ZERRENNER, S. A.; VERRONE, M. A. G.; SANTOS, S. C. A influência da Educação Financeira nas decisões de consumoe investimento dos indivíduos.IN IX SEMEAD, 2006. Disponível em: http://sistema.semead.com.br/9semead/resultado_seMead/trabAlhosPDF/266.pdf. Acesso em:26 jul. 2024.
MENBERU, ABEBE WALLE. Technology-mediated financial education in developing countries: a systematic literature review. Cogent Business & Management, v. 11, n. 1, 2024.
SOARES JÚNIOR, C. A.; BERTO DE LIMA, L.; GREATTI, L.; MEURER SELA, V. Educação financeira nas escolas. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 8 out. 2021.
TÔRRES, LILIANE LEOPOLDINO; GOMES, DOUGLAS WILLYAM RODRIGUES. Educação financeira e gestão inteligente das finanças. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, v. 10, n. 8, p. 362–380, 2024
TRISTÃO, PÂMELA AMADO; CORREA, ANDRESSA CREMA. Educação Financeira: um estudo multicasos sobre a adequação de algumas escolas e a percepção de seus coordenadores pedagógicos. Revista de Educação Matemática, v. 18, p. e021026, 2021.
VOLPATO, BRUNO. Ranking: as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo, insights e materiais gratuitos. Resultados Digitais, 11/01/2021. Disponível em: https://www.rdstation.com/blog/marketing/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/. Acesso em : 27 de jul. 2024.