RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO “CURSO DE ESCRITA ACADÊMICA”

  • Welmisclene Ferreira dos Santos Silva Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Tania Regina Martins Machado Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) https://orcid.org/0000-0002-6074-3207

Resumen

Este trabalho relata a experiência de um projeto de extensão PIBIEX: “Curso de Escrita acadêmica”. Desenvolvido no semestre de 2022/1, seu público alvo foram professores graduados ou especialistas em Letras e acadêmicos do 5º e 7º período de Letras da UNITINS/Campus Araguatins. Com o objetivo de levar esses participantes a conhecerem de forma mais aprofundada e/ou produzirem alguns dos principais gêneros acadêmicos. Desse modo,  o curso foi oferecido semanalmente de forma online pela plataforma meet. O principal produto do projeto foi a produção do TCC da acadêmica bolsista, em relação à experiência PIBIEX, com o objetivo de investigar em que medida essa experiência atende às necessidades de seus formandos e contribui em termo de ensino e aprendizagem de escrita acadêmica. Assim, evidencia-se que, a prática da escrita de textos acadêmicos e a orientação de um professor são fundamentais no processo de letramento.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Welmisclene Ferreira dos Santos Silva, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduada em Licenciatura em Computação pelo (IFTO-Campus Araguatins) e Acadêmica  de Letras (UNITINS/Campus Araguatins). 

Tania Regina Martins Machado, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Professora do Curso de Letras da Unitins. Mestre em Letras. Doutora em Lingüística. Pós-doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura.

Citas

ARAÚJO, R. S. et al. Facilidades e dificuldades observadas na elaboração do TCC: um estudo sob a ótica dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFRN. In: VII Congresso Nacional de Administração e Contabilidade-AdCont 2016. 2016. Disponível em: http://adcont.net/index.php/adcont/adcont2016/paper/viewFile/2349/656. Acesso em: 23 out. 2022.

BARZOTTO, V. H. Leitura, Escrita e Relação com o conhecimento. Campinas: Mercado de Letras, 2016.

FIGUEIREDO, D. C.; BONINI, A. Práticas discursivas e ensino do texto acadêmico: concepções de alunos de mestrado sobre a escrita. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, 2006.

MOYSÉS, M. A. A.; GERALDI, J. W.; COLLARES, C. A. L. As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocução. Revista Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 78, Abril/2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000200007. Acesso em: 06 jun. 2022.
Publicado
2023-06-27
Cómo citar
Ferreira dos Santos Silva, W., & Martins Machado, T. R. (2023). RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO “CURSO DE ESCRITA ACADÊMICA” . Revista Extensão, 6(4), 13-19. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8373
Sección
Relatos de Experiência