RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO “CURSO DE ESCRITA ACADÊMICA”
Resumen
Este trabalho relata a experiência de um projeto de extensão PIBIEX: “Curso de Escrita acadêmica”. Desenvolvido no semestre de 2022/1, seu público alvo foram professores graduados ou especialistas em Letras e acadêmicos do 5º e 7º período de Letras da UNITINS/Campus Araguatins. Com o objetivo de levar esses participantes a conhecerem de forma mais aprofundada e/ou produzirem alguns dos principais gêneros acadêmicos. Desse modo, o curso foi oferecido semanalmente de forma online pela plataforma meet. O principal produto do projeto foi a produção do TCC da acadêmica bolsista, em relação à experiência PIBIEX, com o objetivo de investigar em que medida essa experiência atende às necessidades de seus formandos e contribui em termo de ensino e aprendizagem de escrita acadêmica. Assim, evidencia-se que, a prática da escrita de textos acadêmicos e a orientação de um professor são fundamentais no processo de letramento.
Descargas
Citas
BARZOTTO, V. H. Leitura, Escrita e Relação com o conhecimento. Campinas: Mercado de Letras, 2016.
FIGUEIREDO, D. C.; BONINI, A. Práticas discursivas e ensino do texto acadêmico: concepções de alunos de mestrado sobre a escrita. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, 2006.
MOYSÉS, M. A. A.; GERALDI, J. W.; COLLARES, C. A. L. As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocução. Revista Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 78, Abril/2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000200007. Acesso em: 06 jun. 2022.