RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO “CURSO DE ESCRITA ACADÊMICA”

  • Welmisclene Ferreira dos Santos Silva Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Tania Regina Martins Machado Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) https://orcid.org/0000-0002-6074-3207

Abstract

Este trabalho relata a experiência de um projeto de extensão PIBIEX: “Curso de Escrita acadêmica”. Desenvolvido no semestre de 2022/1, seu público alvo foram professores graduados ou especialistas em Letras e acadêmicos do 5º e 7º período de Letras da UNITINS/Campus Araguatins. Com o objetivo de levar esses participantes a conhecerem de forma mais aprofundada e/ou produzirem alguns dos principais gêneros acadêmicos. Desse modo,  o curso foi oferecido semanalmente de forma online pela plataforma meet. O principal produto do projeto foi a produção do TCC da acadêmica bolsista, em relação à experiência PIBIEX, com o objetivo de investigar em que medida essa experiência atende às necessidades de seus formandos e contribui em termo de ensino e aprendizagem de escrita acadêmica. Assim, evidencia-se que, a prática da escrita de textos acadêmicos e a orientação de um professor são fundamentais no processo de letramento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Welmisclene Ferreira dos Santos Silva, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduada em Licenciatura em Computação pelo (IFTO-Campus Araguatins) e Acadêmica  de Letras (UNITINS/Campus Araguatins). 

Tania Regina Martins Machado, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Professora do Curso de Letras da Unitins. Mestre em Letras. Doutora em Lingüística. Pós-doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura.

References

ARAÚJO, R. S. et al. Facilidades e dificuldades observadas na elaboração do TCC: um estudo sob a ótica dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFRN. In: VII Congresso Nacional de Administração e Contabilidade-AdCont 2016. 2016. Disponível em: http://adcont.net/index.php/adcont/adcont2016/paper/viewFile/2349/656. Acesso em: 23 out. 2022.

BARZOTTO, V. H. Leitura, Escrita e Relação com o conhecimento. Campinas: Mercado de Letras, 2016.

FIGUEIREDO, D. C.; BONINI, A. Práticas discursivas e ensino do texto acadêmico: concepções de alunos de mestrado sobre a escrita. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, 2006.

MOYSÉS, M. A. A.; GERALDI, J. W.; COLLARES, C. A. L. As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocução. Revista Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 78, Abril/2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000200007. Acesso em: 06 jun. 2022.
Published
2023-06-27
How to Cite
Ferreira dos Santos Silva, W., & Martins Machado, T. R. (2023). RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO “CURSO DE ESCRITA ACADÊMICA” . Revista Extensão, 6(4), 13-19. Retrieved from https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8373
Section
Relatos de Experiência