RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA NA DISCIPLINA EXTENSIONISTA SAÚDE AMBIENTAL
Resumen
O presente relato visa a descrever minha experiência na monitoria da disciplina extensionista de Saúde Ambiental. Compreende-se por monitoria uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação acadêmica, nesse sentido, será apresentada a importância da monitoria na formação acadêmica do monitor, suas vantagens e as dificuldades que permeiam esse meio. Como monitora pude realizar pequenas tarefas e trabalhos que contribuíram para meu conhecimento pessoal e capazes de amenizar dificuldades encontradas pelos acadêmicos durante as ações. Durante a atividade da monitoria foi elaborado atividades de complementação do aprendizado dos acadêmicos na sala de informática, retirada de possíveis dúvidas dos alunos, elaboração de exercícios teóricos e práticos e outras atividades para o melhor aproveitamento da disciplina. Essa experiência na monitoria foi de suma importância, pois me proporcionou um crescimento pessoal e profissional como acadêmica de enfermagem, além de me favorecer uma visão real da vivência e das atividades de docência.
Descargas
Citas
ANDRADE, Erlon Gabriel Rego de; et al. Contribuição da monitoria acadêmica para o processo ensino e aprendizagem na graduação em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, sup. 04, p.1690-1698, 2018.
FERNANDES, Daniele Cristina Alves et al. Contribuições da monitoria acadêmica na formação do aluno-monitor do curso de Enfermagem: relato de experiência. Debates em educação, v. 12, n. 27, p. 316-329, 2020.
MATTOSO, Leonardo Magela Lopes. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. CATUSSABA, v. 3, n. 2, 2014.
OLIVEIRA, Gustavo Coêlho; SOUZA, Fernanda Pereira; SILVA, Edineide Nunes. Papel da monitoria na formação acadêmica: um relato de experiência. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, n. 02, suplementar, p. 924-926, 2017.
SOUSA, Elayne Kelly Sepedro; et al. A experiência da monitoria acadêmica e as contribuições para a docência: relato de experiência. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research, Teresina, v. 20, n. 03, p.54 - 57, 2017.
SOUSA, Johnatan Gonçalves de; LIMA, Isabely Custódio; PINHO, Henrique Oliveira. Dificuldades encontradas na realização do processo de monitoria: um relato de experiência. Anais da XIII Semana acadêmica - Conexão Fametro 2017: arte e conhecimento. Fortaleza: FAMETRO, 2017. p. 01 - 04.
SANTOS, Geovannia Mendonça; BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva. Monitoria acadêmica na formação em/para a saúde: desafios e possibilidades no âmbito de um currículo interprofissional em saúde. ABCS Health Sciences, Santos, v. 40, n. 03, p. 203-207, 2015.
UNIFACEMA. A importância da monitoria no âmbito acadêmico. 2022. Disponível em: https://unifacema.edu.br/noticias/a-importancia-da-monitoria-no-ambito-academico-. Acesso em: 24 jan. 2023.