RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA NA DISCIPLINA EXTENSIONISTA SAÚDE AMBIENTAL

Resumen

O presente relato visa a descrever minha experiência na monitoria da disciplina extensionista de Saúde Ambiental. Compreende-se por monitoria uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação acadêmica, nesse sentido, será apresentada a importância da monitoria na formação acadêmica do monitor, suas vantagens e as dificuldades que permeiam esse meio. Como monitora pude realizar pequenas tarefas e trabalhos que contribuíram para meu conhecimento pessoal e capazes de amenizar dificuldades encontradas pelos acadêmicos durante as ações. Durante a atividade da monitoria foi elaborado atividades de complementação do aprendizado dos acadêmicos na sala de informática, retirada de possíveis dúvidas dos alunos, elaboração de exercícios teóricos e práticos e outras atividades para o melhor aproveitamento da disciplina. Essa experiência na monitoria foi de suma importância, pois me proporcionou um crescimento pessoal e profissional como acadêmica de enfermagem, além de me favorecer uma visão real da vivência e das atividades de docência.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Ana Caroline Cavalcante de Souza, Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Graduada em Enfermagem (UNITINS).

Darlene Teixeira Castro , Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Ciência da Informação pela PUC-Campinas e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (Ulbra) e Letras (Ulbra). É professora na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

José Fernando Bezerra de Miranda , Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Doutorando em Educação pelo Educanorte, mestre em Educação pela UFT, com especializações em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior (MBA) e Auditoria Contábil. Graduado em Pedagogia (UNIASSELVI), Administração (Centro Universitário ITOP) e Contabilidade (Faculdades Objetivo).

Marcos Aurélio Cavalcante Ayres, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (UNITAU) (2014). Graduado em Administração com habilitação em Administração Hospitalar pela Faculdade Atenas Maranhense (2008) e em Ciências Contábeis pela Faculdade Estácio (2024). 

Lílian Natália Ferreira de Lima, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Doutora em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários (UFPA). Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins - Unitins. Câmpus Augustinópolis, Estado doTocantins, Brasil.

Citas

ANDRADE, Erlon Gabriel Rego de; et al. Contribuição da monitoria acadêmica para o processo ensino e aprendizagem na graduação em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, sup. 04, p.1690-1698, 2018.

FERNANDES, Daniele Cristina Alves et al. Contribuições da monitoria acadêmica na formação do aluno-monitor do curso de Enfermagem: relato de experiência. Debates em educação, v. 12, n. 27, p. 316-329, 2020.

MATTOSO, Leonardo Magela Lopes. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. CATUSSABA, v. 3, n. 2, 2014.

OLIVEIRA, Gustavo Coêlho; SOUZA, Fernanda Pereira; SILVA, Edineide Nunes. Papel da monitoria na formação acadêmica: um relato de experiência. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, n. 02, suplementar, p. 924-926, 2017.

SOUSA, Elayne Kelly Sepedro; et al. A experiência da monitoria acadêmica e as contribuições para a docência: relato de experiência. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research, Teresina, v. 20, n. 03, p.54 - 57, 2017.

SOUSA, Johnatan Gonçalves de; LIMA, Isabely Custódio; PINHO, Henrique Oliveira. Dificuldades encontradas na realização do processo de monitoria: um relato de experiência. Anais da XIII Semana acadêmica - Conexão Fametro 2017: arte e conhecimento. Fortaleza: FAMETRO, 2017. p. 01 - 04.

SANTOS, Geovannia Mendonça; BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva. Monitoria acadêmica na formação em/para a saúde: desafios e possibilidades no âmbito de um currículo interprofissional em saúde. ABCS Health Sciences, Santos, v. 40, n. 03, p. 203-207, 2015.

UNIFACEMA. A importância da monitoria no âmbito acadêmico. 2022. Disponível em: https://unifacema.edu.br/noticias/a-importancia-da-monitoria-no-ambito-academico-. Acesso em: 24 jan. 2023.

Publicado
2025-05-16
Cómo citar
Cavalcante de Souza, A. C., Teixeira Castro , D., Bezerra de Miranda , J. F., Cavalcante Ayres, M. A., & Ferreira de Lima, L. N. (2025). RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA NA DISCIPLINA EXTENSIONISTA SAÚDE AMBIENTAL . Revista Extensão, 9(3), 123-127. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8275
Sección
Relatos de Experiência