INTERVENÇÃO PARA MELHORIA DO ACOLHIMENTO AOS USUÁRIOS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE PALMAS – TO

Abstract

O acolhimento surge como uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), publicada no ano de 2003, sendo um princípio fundamental para a promoção de uma atenção à saúde humanizada e efetiva. O projeto de intervenção realizado teve como principal objetivo promover a organização e aprimoramento da rotina de serviço e acolhimento das equipes de saúde da Unidade de Saúde selecionada no município de Palmas, toda a intervenção foi embasada na Política de Humanização do SUS e seus princípios norteadores. Com abordagem coletiva e observação participante, envolvendo todos os integrantes da unidade de saúde, essa intervenção possibilitou diversos resultados, dentre os quais, recepção organizada e alinhada, otimização do fluxo de atendimento, redução do tempo de espera, resultando em aumento da satisfação dos usuários e maior motivação da equipe de trabalho, resultando em melhoria dos serviços e fortalecimento da Atenção Primária como a porta de entrada qualificada no SUS. A continuidade dessas ações e seu aprimoramento constante são essenciais para garantir um atendimento acolhedor, resolutivo e humanizado, promovendo a saúde e o bem-estar da população atendida.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Juliana Silva Vanderlei, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre Profissional em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil. Enfermeira efetiva da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, Tocantins, Brasil.

Alice Kelly Reis de Oliveira Camarolli , Centro Universitário Católica do Tocantins

Especialista em Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), Palmas, Tocantins, Brasil.

Neilton Araujo de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil.

Domiciana Santana Parente, Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa Ltda (UNITOP)

Mestre Profissional em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil. Professora do Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa Ltda - Faculdade UNITOP, Palmas, Tocantins, Brasil.

Diógenes Heitor Santana da Silva, Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa Ltda (UNITOP)

Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais pela Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT), Araguaína, Tocantins, Brasil. Professor do Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa Ltda - Faculdade UNITOP, Palmas, Tocantins, Brasil.

José Gerley Díaz Castro, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Manaus, Amazonas, Brasil. Professor titular da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil. Atua de forma multi e interdisciplinar nas áreas de ambiente e saúde.

Renata Andrade de Medeiros Moreira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Professora Adjunta III dos cursos de Nutrição e Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil.

References

ANTUNES et al. A importância do atendimento humanizado nos serviços de urgência e emergência: uma revisão de literatura. Rev. Cient. FacMais. 2018.

BASTOS. Características sociodemográficas e epidemiológicas da Hanseníase do Município de Palmas – Tocantins. Dissertação (mestrado profissional) – Instituto de Saúde Coletiva. Universidade Federal da Bahia. 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. O HumanizaSUS na Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? Brasília: Ministério da Saúde, 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: política nacional de humanização. Brasília: Ministério da Saúde, 2003.

CARLOS et al. Acolhimento e estratégia de saúde da família: relato de experiência. Rev. Med Minas Gerais. Rio Grande do Norte, vol 27, jan. 2017.

DIXIS; COSTA. Acessibilidade aos serviços públicos de saúde: a visão dos usuários da Estratégia Saúde da Família. Rev. Enfermería Global. Portugal, n.33, 2014.

FALK et al. Acolhimento como Dispositivo de Humanização: Percepção do Usuário e do Trabalhador em Saúde. Rev. APS, Juiz de Fora, v.13, n.4-9, jan-mar 2010.

LIMA; CORREIA. Reorganização da agenda e do modelo de acesso em unidade de saúde da família 24 horas: relato de experiência. Rev Bras Med Fam Comunidade. Rio de Janeiro, v. 14, n. 41, nov. 2019.

OLIVEIRA et al. Acolhimento em saúde e desafios em sua implementação: percepção do acadêmico de enfermagem. Rev. Bras. Pesq em Saúde. 2010.

RAMOS et al. Humanização na Atenção Primária à Saúde. Rev. Med Minas Gerais. Minas Gerais, vol 28, 2018.

TAKEMOTO; SILVA. Acolhimento e transformações no processo de trabalho em enfermagem em unidade básica de saúde de Campinas, São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, v. 23, n. 2, fev, 2007.

Published
2025-05-16
How to Cite
Silva Vanderlei, J., Reis de Oliveira Camarolli , A. K., Araujo de Oliveira, N., Santana Parente, D., Santana da Silva, D. H., Gerley Díaz Castro, J., & Andrade de Medeiros Moreira, R. (2025). INTERVENÇÃO PARA MELHORIA DO ACOLHIMENTO AOS USUÁRIOS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE PALMAS – TO. Revista Extensão, 9(3), 83-90. Retrieved from https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8791
Section
Relatos de Experiência