A EXPANSÃO DA SOJA (Glycine max) E SEUS EFEITOS NOS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS DO TOCANTINS
Resumen
A soja é uma das principais culturas agrícolas do Brasil, e sua expansão no estado do Tocantins tem gerado impactos significativos nos serviços ecossistêmicos locais. Essa expansão tem impulsionado o crescimento econômico da região e contribuído para a inserção do Tocantins no cenário agrícola nacional e internacional. No entanto, esse modelo de desenvolvimento também traz desafios ambientais, que podem comprometer a sustentabilidade dos ecossistemas e a oferta dos serviços essenciais para as comunidades locais. O estudo teve como objetivo analisar os impactos da produção de soja no estado do Tocantins sobre a oferta local de serviços ecossistêmicos. Mais especificamente, buscou-se identificar os serviços ecossistêmicos potenciais associados ao uso e à ocupação do solo da área de estudo; elencar a importância econômica, ambiental e social dos serviços obtidos dos ecossistemas; e, por fim, avaliar de que forma os impactos ambientais, tanto positivos quanto negativos, provenientes do cultivo de soja afetam o potencial de oferta dos serviços ecossistêmicos identificados. A pesquisa utilizou uma abordagem bibliográfica e análise de dados secundários, incluindo informações de plataformas de monitoramento e mapeamento, que possibilitaram uma compreensão detalhada dos impactos. Os resultados indicaram que a expansão da soja, embora traga benefícios econômicos, também resulta em desafios ambientais que não podem ser ignorados. A degradação do solo e a redução da cobertura vegetal nativa comprometem a capacidade dos ecossistemas de fornecer serviços essenciais, como a regulação do clima e a proteção da água. O estudo serve como um alerta para a imprescindibilidade de um planejamento integrado, que considere as dimensões econômicas, sociais e ambientais na condução da produção agrícola. A busca por um desenvolvimento sustentável deve ser prioridade, garantindo que as gerações futuras possam usufruir dos benefícios dos ecossistemas intactos e produtivos
Derechos de autor 2025 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.







