O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo  está em programa compatível com o Word (Office), formatados em papel A4, margens 2,0 cm, espaçamento de 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, com no máximo 2MB de tamanho. Todas as páginas devem ser numeradas sequencialmente no canto inferior direito, bem como cada linha do texto.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no final do documento.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

ATENÇÃO AUTORES:

RECOMENDAMOS QUE OS AUTORES CONSULTEM ATENTAMENTE AS DIRETRIZES, POIS NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS QUE NÃO ESTEJAM RIGOROSAMENTE DE ACORDO COM AS NORMAS.

Tipo de submissões

  1. Artigos Científicos
  2. Notas Científicas
  3. Revisões (A convite)

Os trabalhos deverão ser digitados em programa compatível com o Word (Office), formatados em papel A4, margens 2,0 cm, espaçamento de 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, com no máximo 2MB de tamanho. Todas as páginas devem ser numeradas sequencialmente no canto inferior direito, bem como cada linha do texto. Palavras em latim devem ser escritas em itálico, assim como os nomes científicos genéricos e infragenéricos. Os nomes científicos, quando na primeira menção, devem ser citados completos (gênero, espécie e autor), abreviando o nome genérico subsequentemente, exceto onde referência a outros gêneros não cause confusão, obedecendo aos respectivos Códigos Nomenclaturais.

 

1. Artigos Científicos: deverão conter título, resumo e palavras-chave, introdução, material e métodos, resultados, discussão, conclusão, agradecimentos (opcional) e referências bibliográficas.

2. Notas Científicas: deverão ser escritas de forma contínua, sem subdivisão de introdução, material e métodos, resultados, discussão e conclusão. Devem apresentar título, resumo e palavras-chave, agradecimentos (opcional) e referências bibliográficas.

3. Revisões: deverão conter título, resumo e palavras-chave, introdução, desenvolvimento, conclusão (opcional) agradecimentos (opcional) e referências bibliográficas. Só são aceitas Revisões enviadas a convite do Corpo Editorial.

Trabalhos em português devem apresentar o título em português e em inglês, resumo, palavras-chave, abstract e keywords. Trabalhos em inglês devem conter título em inglês e português, abstract, keywords, resumo e palavras-chave. E, trabalhos em espanhol devem apresentar título em espanhol e português, resumen, palabras clave, resumo e palavras-chave. O texto em si deve ser iniciado em uma nova página, com os itens mencionados acima (introdução, material e métodos, resultados, discussão, agradecimentos e referências, estes títulos em negrito e sem numeração), obedecendo cada tipo de trabalho.

Os tópicos/subtítulos (escritos em caixa alta) devem seguir as seguintes normativas:

a) TÍTULO: centralizado, escrito em negrito e com no máximo 20 palavras. Nomes científicos deverão estar em itálico e sem os autores. O título deverá ser conciso, informativo e diretamente relacionado ao objetivo do trabalho.

b) RESUMO: no caso de artigos científicos devem apresentar até 300 palavras e no caso de notas científicas até 150. Máximo de seis palavras-chaves, separadas por vírgula, em ordem alfabética e que não tenham sido citadas no título. Referências bibliográficas não devem ser mencionadas no resumo.

c) INTRODUÇÃO: deve ser breve, mas suficiente para esclarecer o problema abordado ou a (s) hipótese (s) do trabalho com citação da bibliografia específica e atualizada e finalizar com a indicação do objetivo. As citações de referências no texto devem seguir estilo autor-data, conforme descrição abaixo.

 

- Quando há um único autor: Castro (2014) ou (Castro, 2014);

- No caso de dois autores: Castro e Almeida (2010) ou (Castro e Almeida, 2010);

- Mais de dois autores: Castro et al. (2012) ou (Castro et al., 2012).

As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados em um mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após o ano e sem espaçamento, conforme a lista de referências.

Exemplos: Castro (2014a); (Castro, 2014b)

As citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, têm as suas datas separadas por vírgula.

Exemplos: (Castro, 1999, 2001, 2010)

d) MATERIAL E MÉTODOS: descrição clara da condição experimental e dos métodos utilizados, de forma que trabalhos semelhantes possam ser realizados. No caso de uso de estatísticas, sempre informar o tipo de análise realizada e o nível de probabilidade em que esta se fundamentou. Faça a citação e a correspondente referência do ano e da versão do programa utilizado, bem como dos respectivos autores. Quanto as unidades de medidas, a AGRIES utiliza o Sistema Internacional (SI) (http://www.nist.gov/pml/pubs/sp811/).

e) RESULTADOS E DISCUSSÃO: podem ser apresentados conjuntamente ou, preferencialmente, separados. No caso da segunda opção, a discussão não deve conter repetição da descrição dos resultados.

f) AGRADECIMENTOS (opcional): deve ser citado o apoio técnico ou humano para a realização do trabalho.

g) FINANCIAMENTO

Quando houver apoio financeiro, este deve ser citado. Exemplo: “Esta pesquisa teve o apoio financeiro da Coordenação de Pessoal de Nível Superior-CAPES e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico-CNPq”. Caso não haja apoio financeiro, o autor deve informar que não houve financiamento. Exemplo: “Esta pesquisa não recebeu financiamento de agências de fomento ou do setor privado”.

h) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: o trabalho submetido deve ter, obrigatoriamente, 70% de referências de periódicos. Estas deverão ser listadas em ordem alfabética, pelo sobrenome do primeiro autor com apenas a primeira maiúscula, seguido de todos os demais autores, e posteriormente cronológica. Quando o mesmo autor publicar vários trabalhos num mesmo ano, deverão ser acrescentadas letras alfabéticas após a data, conforme mencionado acima. As referências deverão ser organizadas conforme exemplos a seguir, sendo que em casos específicos não contemplados, se deve optar por citar conforme APA Style.

Exemplos:

- Livros: Lorenzi, H. & Matos, F.J.A. (2008). Plantas medicinais no Brasil. 2° ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum. 544p.

- Capítulos de Livros: Felfili, J.M.; Roitman, I.; Medeiros, M.M. & Sanchez, M. (2011). Procedimentos e Métodos de Amostragem de Vegetação. In: Felfili, J.M.; Eisenlohr, P.V.; Melo, M.M.R.F.; Andrade, L.A. & Meira Neto, J.A.A. (eds.). Fitossociologia no Brasil: Métodos e Estudos de Casos. Vol. I. Viçosa: Editora UFV. p. 86-121.

- Artigos: Quando possível, os autores devem mencionar o DOI (Digital Object Identifier) ao final da citação.

Marchesan, E.D.; Trezzi, M.M.; Barancelli, M.V.J.; Batistel, S.C.; Pagnoncelli Jr., F.B. & Vidal, R.A. (2016). Integration mulches with atrazine for weed management in corn. Revista Brasileira de Ciências Agrárias 11(1): 1-7. http://dx.doi.org/10.5039/agraria.v11i1a5353

- Dissertação e Teses: Madeiro, A.S. (2014). Consumo de pasto, produção e composição do leite de vacas em pastagem de capim-marandu manejado sob lotação intermitente (Tese de doutorado). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ, Brasil p. 62.

- Sites: IUCN. (2013). The IUCN red list of threatened species, version 2010.4. IUCN Red List Unit, Cambridge U.K. Disponível em: http://www.iucnredlist.org/.

Comunicações pessoais, trabalhos apresentados em Congressos, Encontros e Simpósios, bem como monografias não serão aceitos na preparação dos artigos.

4. Preparação de Figuras e Tabelas

a) Figuras

Título e informações das tabelas e figuras devem ser escritos com fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples. Rodapé, use fonte Times New Roman, tamanho 9 e espaçamento simples. As tabelas e figuras deverão ser enumeradas em arábico de acordo com a sequência em que aparecem no texto, em ordem crescente, na forma direta ou indireta (entre parêntesis), conforme os exemplos: “Castro destacou as seguintes características (Tabela 2)...”; “A análise das figuras 3 e 4...”.

As figuras, coloridas ou em preto e branco, devem apresentar alta qualidade com resolução de 300 dpi, no formato JPG ou TIFF.

b) Tabelas

 As tabelas devem ser apresentadas em preto e branco, no formato Word (Office). Colunas e linhas devem ser visíveis, mas sem o uso de preenchimentos, sombreamento ou qualquer outro tipo de cor na tabela. As colunas não devem possuir linhas verticais, somente as linhas horizontais. A legenda correspondente deve ser colocada diretamente abaixo da figura ou tabela. As tabelas e figuras, bem como seus respectivos títulos e rodapés, devem aparecer depois do item “referências bibliográficas”, nunca no corpo do texto.

c) Equações

Devem ser escritas utilizando-se um editor de equações (MathType, Equation, entre outros) e numeradas (numeração entre parêntesis) sequencialmente ao longo do manuscrito. Inseri-las como objeto e não como imagens.

Acesse o modelo para elaboração de Artigos Científicos aqui

Obs: É necessário que faça o download do arquivo para visualizar o modelo corretamente. Os nomes dos autores deverão ser adicionados ao corpo do artigo apenas quando houver comunicação pelo editor do aceite do manuscrito. Favor atentar para o item 5 sobre regras de submissão.

5. NÃO SERÃO ACEITOS MANUSCRITOS EM QUE:

a)  O arquivo do artigo anexado do trabalho contenha os nomes dos autores e respectiva afiliação.

b)  Não tenha sido realizado o cadastro completode todos os autores nos metadados de submissão na plataforma da revista; Exemplo:Nome completo; Instituição/Afiliação; País; Resumo da Biografia/Titulação/função

c)  Não estejam acompanhados dos seguintes documentos suplementares: gráficos, figuras, fotos e outros, EM VERSÃO ORIGINAL.

6. AUTORIA

Serão aceitos no máximo seis autores por artigo. Os autores deverão ser inseridos no corpo do artigo apenas quando for solicitado pelo editor na comunicação do aceite e possíveis correções do manuscrito. Nesta ocasião os autores devem indicar como desejam serem citados, quais sobrenomes incluir, assim como adicionar suas afiliações.

a) MUDANÇA DE AUTORIA:

Os autores devem pensar cuidadosamente sobre os nomes dos autores informados na plataforma no momento da submissão.  Caso haja alguma adição, remoção ou reordenação de autores após o artigo ter sido submetido, o autor de correspondência deve solicitar a mudança ao editor da revista, seguindo as seguintes instruções:

  • Carta justificando a alteração
  • Carta com a assinatura de todos os autores concordando com a adição ou remoção
  • Carta do próprio autor que está sendo adicionado ou removido.

a) AUTOR DE CORRESPONDÊNCIA

É importante indicar claramente quem ficará encarregado da correspondência em todas as etapas da tramitação e publicação do manuscrito e também pós-publicação. Esta responsabilidade inclui responder a quaisquer futuras consultas sobre o artigo, principalmente sobre Materiais e Métodos. Portanto, assegure-se de que o endereço de e-mail fornecido e os detalhes de contato sejam mantidos atualizados na plataforma.

7. TRADUÇÃO.

Após permitir a tradução do artigo, o autor deverá assinar um termo de compromisso indicando a permissão para a publicação em língua inglesa. Uma vez traduzido o artigo será publicado não cabendo ao autor, a partir da assinatura, retirar seu artigo da revista.

8. PROCEDIMENTOS PARA ANÁLISE DA SUBMISSÃO

 

a) SUBMISSÃO

Nosso sistema de submissão on-line o (a) orientará passo a passo quanto ao processo de inserir e submeter seu manuscrito. Os arquivos editáveis (por exemplo, Word) são obrigatórios para a composição do seu manuscrito para publicação final nos formatos PDF. Toda correspondência, incluindo a notificação da decisão do Editor e os pedidos de revisão, serão enviados por e-mail através da plataforma da revista.

 

b) REVISÃO POR PARES

A revista opera através de uma revisão dupla às cegas, ou seja, tanto o autor quanto o revisor são anônimos. Todas as submissões são inicialmente avaliadas pelo editor chefe para checar adequação às regras da revista. Os artigos considerados adequados são, então, enviados tipicamente a um mínimo de três revisores especialistas independentes para avaliar a qualidade científica do artigo. O artigo deve receber pelo menos duas revisões positivas para ser aceito. O Editor é responsável pela decisão final quanto ao aceite ou rejeição dos manuscritos.

c) PLÁGIO

Plagiar é usar as ideias e palavras de outras pessoas sem citar claramente a fonte dessa informação. Esclarecimentos e exemplos de como evitar o plágio podem ser encontrados aqui.  A revista adota softwares para a detecção de plágio, portanto, antes de submeter seu manuscrito verifique se seu artigo está de acordo com as diretrizes da revista, incluindo as orientações para evitar plágio.

Antes de submeter qualquer trabalho tenha conhecimento a respeito de ética, política científica, boas práticas científicas e conflito de interesse.

Para informações sobre Ética, Politica científica, Boas práticas científicas e Conflito de interesse leia:

Academia Brasileira de Ciências – ABC. Rigor e Integridade na Condução da Pesquisa Científica – Guia de Recomendações de Práticas Responsáveis. 2013. Disponível em: http://www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-4311.pdf

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq. Disponível em: http://www.cnpq.br/documents/10157/a8927840-2b8f-43b9-8962-5a2ccfa74dda

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. Código de Boas Práticas Científicas. São Paulo. 2012. Disponível em: http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_jun2012.pdf

OUTRAS INFORMAÇÕES

Endereço para Contato:

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Universidade Estadual do Tocantins

108 Sul Alameda 11 Lote 03

CEP: 77020-122- Palmas-To

(63) 3218-4929

CONSULTAS DE AUTOR

Para mais informações relativas à apresentação de artigos (incluindo o envio eletrônico) visite o site da revista.

Perguntas que surgem após aceitação de um artigo, especialmente aquelas relacionadas com as alterações poderão ser enviadas ao editor.

Você pode acompanhar os artigos aceitos em http://revista.unitins.br/index. php/agri-environmental-science/index

Dúvidas:  agries@unitins.br 

Artigo científico

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Artigo de revisão

A convite.

 

 

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