DESENVOLVIMENTO E DESEMPENHO PRODUTIVO DA CEBOLA EM SISTEMA “SUPERADENSADO”

Keywords: Allium cepa, Plant density, Nitrogen fertilization, Yield

Abstract

Increasing plant density has been one of the main strategies adopted by farmers to enhance onion
productivity, which, in principle, requires adjustments in the fertilization management of this important
vegetable crop. This study aimed to assess the agronomic feasibility of higher population densities combined
with supplemental nitrogen fertilization. The treatments consisted of four plant densities (400, 600, 800
thousand plants ha⁻¹, and 1 million plants ha⁻¹) subjected to two nitrogen application rates (150 and 200 kg N
ha⁻¹). The experiment followed a randomized block design in a factorial arrangement (4×2), with four
replications. Each experimental plot had a total area of 9.6 m² (effective area: 7.8 m²). The results indicated
that nitrogen doses above 150 kg ha⁻¹ did not increase the productivity of the onion cultivar Empasc 352
Bola Precoce. A higher number of leaves did not necessarily translate into greater productivity. The best
commercial distribution of bulbs in classes 2 and 3+ was achieved with a population density of 400 thousand
plants ha⁻¹. Variations in temperature and relative humidity throughout the onion growth cycle influenced
crop development and yield. A revision of the current NPK fertilization recommendation table for onion
cultivation in the state of Santa Catarina is necessary.

Author Biographies

Francisco Olmar Gervini de Menezes Júnior, Epagri/EEUR

Possui graduação em Engenharia Agronômica (1994), mestrado (1998) e doutorado (2003) em Produção Vegetal pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) - Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e especialização (2010) em Cultura de Tecidos Vegetais pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é Agente Técnico de Formação Superior IV - Pesquisador em Olericultura da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina / EPAGRI. Foi professor universitário (UFRGS e UERGS), pesquisador bolsista DCR-1(CNPq) e extensionista junto ao SENAR-RS e CODEVASF. Consultor ad hoc da FAPESC e FAPES, e dos periódicos Scientia Horticulturae, Ciência Rural, Revista Brasileira de Agroecologia, Revista de Ciências Agroveterinárias e Agropecuária Catarinense, entre outros. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Olericultura. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas a cultura da cebola (fertirrigação) e do morangueiro em sistemas de cultivo fora do solo (avaliação de cultivares e híbridos experimentais e técnicas nutricionais). Possui 150 trabalhos técnicos registrados no SEPROTEC (sistema de registro de publicações da Epagri) e 13 tecnologias no SETEC (sistemas de registro de tecnologias da Epagri). Desenvolveu 15 processos ou tecnologias para hortaliças com trabalhos publicados. Participa em 9 projetos registrados no sistema de planejamento da Epagri (SEPLAN). Coordenou projetos, reconhecidos pela ONU - FAO e publicados na Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável (http://www.boaspraticas.org.br/index.php/pt/), que proporcionaram o desenvolvimento do Sistema de Produção Integrada de Cebola junto ao MAPA. Membro da Comissão Estadual da Produção Integrada Agropecuária de Santa Catarina - CEPIB-SC/MAPA e presidiu a Comissão Técnica do MAPA que gerou as normas e estabelecimento da Produção Integrada de Cebola no Brasil. Participa da Rede Morangos do Brasil e Rede Morangos SC, as quais têm por um de seus objetivos o desenvolvimento de cultivares nacionais de morangueiro.

Paulo Antônio de Souza Gonçalves, Epagri/EEITU

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1985), mestrado em Agronomia (Entomologia) pela Universidade Federal de Lavras (1989) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Atua na função de pesquisador desde 1990 na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agroecologia, Agricultura orgânica, Entomologia Agrícola. Trabalhos publicados e assessoria nos seguintes temas: manejo ecológico e orgânico de hortaliças com foco em cebola; Allium cepa; manejo ecológico de tripes, Thrips tabaci; agroecologia; agricultura orgânica; manejo ecológico de mosca-das-frutas, Anastrepha fraterculus; homeopatia vegetal. Atua em apoio técnico e assessoria em agroecologia a agricultores. Cursos de Agroecologia e Manejo de Pragas em Cebola para agricultores e técnicos. Possui registrado no sistema de publicações da Epagri (SEPROTEC) 291 trabalhos técnicos em publicações diversas. Desenvolveu 5 produtos tecnológicos (substâncias em altas diluições dinamizadas) para manejo orgânico na cultura da cebola e 2 para rúcula com trabalhos publicados. Desenvolveu 28 processos ou tecnologias para hortaliças com trabalhos publicados. Realizou 216 produções técnicas entre, assessorias, apresentações diversas, trabalhos técnicos e mini-cursos. Participa em 11 projetos registrados no sistema de planejamento da Epagri (SEPLAN) com metas de pesquisa no manejo de insetos e agroecologia.

Published
2025-04-14
How to Cite
Gervini de Menezes Júnior, F. O., & de Souza Gonçalves, P. A. (2025). DESENVOLVIMENTO E DESEMPENHO PRODUTIVO DA CEBOLA EM SISTEMA “SUPERADENSADO”. AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES, 11(1), 14. https://doi.org/10.36725/agries.v11i1.10231