CARACTERÍSTICAS DO MERCADO DE PRODUTOS ORGÂNICOS E OPORTUNIDADES PARA O BRASIL

Palavras-chave: Agricultura Orgânica; produtos orgânicos; mercado orgânico mundial; nicho de mercado.

Resumo

Atualmente o setor de produtos orgânicos tem ganhado grande importância para o avanço da atividade
econômica, principalmente nos países em desenvolvimento. A produção de alimentos orgânicos é uma das
principais abordagens para uma agricultura sustentável, que nos últimos anos subiu 30% em 2020 no Brasil.
A crescente demanda por produtos orgânicos no mundo tem gerado novas oportunidades, principalmente na
exportação, sendo uma oportunidade para países que possuem sistemas de produção orgânica, devido à
viabilidade de produzir durante todo o ano. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o mercado de produtos
orgânicos no Brasil atual, de forma que possam ser geradas estratégias para o desenvolvimento do canal de
comercialização. Os resultados mostraram que as vendas mundiais de produtos orgânicos geraram vendas em
2019 de 150 bilhões de dólares, apresentando um crescimento médio de 10,37% ao ano. Com uma projeção
de crescimento entre 3,7% e 10%, pode atingir vendas de até 300 milhões de dólares por ano. Para o Brasil,
os resultados mostram que a região com maior número de produtores cadastrados para produção orgânica é o
Sudeste com 28,6% dos registros, em contraste a região nordeste possuiu o maior percentual (25,9%) de
produtores certificados. O Brasil tem a oportunidade de exportar produtos orgânicos, o que trará benefícios
para a segurança alimentar e a economia brasileira.

Biografia do Autor

Jhon Jairo Orjuela Moreno

MBA em agronegócio. Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo – Av. Pádua Dias, 11 - Cx. Postal 9 - CEP 13418-900 - Piracicaba (São Paulo), Brasil.

Risely Ferraz Almeida, ESALQ

MBA em agronegócio. Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo – Av. Pádua Dias, 11 - Cx. Postal 9 - CEP 13418-900 - Piracicaba (São Paulo), Brasil.

Publicado
2023-03-30
Como Citar
Moreno, J. J. O., & Ferraz Almeida, R. (2023). CARACTERÍSTICAS DO MERCADO DE PRODUTOS ORGÂNICOS E OPORTUNIDADES PARA O BRASIL. AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES, 9(1), 12. https://doi.org/10.36725/agries.v9i1.8108