CARACTERIZAÇÃO E DIVERGÊNCIA GENÉTICA DE GENÓTIPOS DE MILHO COM POTENCIAL FORRAGEIRO AVALIADOS EM REGIÃO SEMIÁRIDA
Resumo
A produção de milho para consumo animal segue duas aptidões em relação à produção de ração em regiões semiáridas: grãos e silagem. No entanto, o alto sertão Sergipano, região comumente com baixa disponibilidade hídrica, apresenta escassez de alimentos. Desta forma, a obtenção de variabilidade genética, oriunda de cruzamentos específicos, podem auxiliar na seleção de genótipos de milho com potencial forrageiro. Objetivou-se caracterizar genótipos comerciais e experimentais de milho para obtenção de blocos de cruzamentos com potencial forrageiro avaliados em região semiárida. O experimento foi realizado na Fazenda Experimental da Embrapa – Semiárido, em delineamento em blocos incompletos em látice quadrado reticulado 6x6, com duas repetições, totalizando36 tratamentos. Analisou-se as variáveis altura de planta, diâmetro do colmo, peso de parcela, massa fresca, massa seca e massa de forragem. Os dados foram submetidos a análise de correlação fenotípica, contribuição relativa de cada variável e divergência genética. Indicou-se a formação de pelo menos três blocos de cruzamentos: bloco I, com aptidão para massa fresca; bloco II, com aptidão de peso de parcela e massa de forragem; bloco III, para aptidão de altura de planta, diâmetro do colmo e massa seca.

Copyright (c) 2020 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.