CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E APROVEITAMENTO BIOTECNOLÓGICO DO ABRICÓ AMAZÔNICO (MAMMEA AMERICANA)
Resumo
A região Amazônica é rica em frutas exóticas e entre elas, tem-se o abricó (Mammea americana) pertencente à família Clusiaceae. O objetivo deste trabalho é realizar a caracterização química e elaborar um produto biotecnológico a partir do abricó visando o aproveitamento total do fruto. Os métodos empregados neste trabalho foi a prospecção fitoquímica e o desenvolvimento de geleia e barra de cereais utilizando casca, polpa e semente do fruto. A análise fitoquímica apresentou a presença de substâncias fenólicas, antocianidinas, chalconas, leucoantocianidinas e catequinas nas cascas e sementes. O produto elaborado obteve atributos satisfatórios e com grande potencial, tendo utilizado a fruta de forma integral. Este estudo abre a perspectiva de agregar valor a essa fruta rica em substacias bioativas e que ao mesmo tempo é pouco conhecida pela população brasileira.

Copyright (c) 2020 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.