PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA DO FRUTO DE JATOBÁ DA AMAZÔNIA (HYMENAEA CORBARIL L.) E ELABORAÇÃO DE UM SABONETE ARTESANAL
Resumo
A espécie Hymenaea courbaril, conhecida popularmente como Jatobá da Amazônia, apresenta diversos relatos na medicina popular e estudos confirmaram as atividades antimicrobiana, antifúngica, larvicida e antioxidante. O objetivo deste trabalho foi detectar os metabólitos presentes na casca e polpa de Hymenaea courbaril e elaborar um sabonete artesanal com essa matéria prima. Os frutos de jatobá foram coletados no Município de Coari - AM. Os extratos foram obtidos por maceração utilizando os solventes hexano, diclorometano, etanol e metanol. Os resultados apontaram a presença dos seguintes compostos: Antocianidinas, Chalconas, Leucoantocianidina, Catequinas, Compostos fenólicos e Saponinas. Foi elaborado um sabonete artesanal que apresentou parâmetros de limpeza, cremosidade e características físico-químicas consideradas de boa qualidade para o uso pessoal e com boa aceitabilidade. Por meio deste trabalho pode-se elaborar um produto a partir de um fruto Amazônico, gerando conhecimento acerca da espécie pouco estudada cientificamente e com potencial biotecnológico.
Copyright (c) 2022 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.