EDITORIAL

  • Jaqueline Moll Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) https://orcid.org/0000-0001-5465-178X
  • Chanauana de Azevedo Canci Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI)
  • Renata Gerhardt de Barcelos Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Palavras-chave: .

Resumo

O dossiê “Formação humana integral na escola básica no brasil” reúne estudos e pesquisas de educadores/as e pesquisadores/as que refletem sobre as pautas educativas para além da escola, inspirados em grandes autores da educação brasileira, em especial, nas obras de Anísio Teixeira, uma das grandes referências educacionais de nosso país e um dos maiores defensores da educação pública.

Biografia do Autor

Jaqueline Moll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

É professora titular da Faculdade de Educação e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen. Cursou Graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim; Especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Especialização em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona, e Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

 

Chanauana de Azevedo Canci, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI)

Relações Públicas (CONRERP/4ª 3.649) e Advogada (OAB/RS 120.203). Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Mestra e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da URI. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação Integral na escola e na sociedade: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces (CNPq/UFRGS) e o Grupo Interinstitucional para promoção e qualificação de espaços permanentes de diálogo e fóruns de debates, socialização de pesquisas, estudos e reflexões e disseminação de informações acerca de dados e legislações sobre o ensino médio no estado do Rio Grande do Sul, que compõe o Observatório do Ensino Médio RS (CNPq/UERGS). Integra a Rede Brasileira por Instituições Educativas Socialmente Justas e Aldeias, Campos e Cidades que Educam (REDHUMANI) e a Rede Nacional de Pesquisas sobre Ensino Médio (EMpesquisa). Desenvolve pesquisa nas áreas de educação, direito e políticas públicas.

Renata Gerhardt de Barcelos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Educação em Ciências pela UFRGS. Especialista em Saberes e Práticas na Educação Infantil, Séries Iniciais e educação Especial pela UNIASSELVI. Especialista em Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental pela UFRGS. Graduada em Pedagogia pela UFRGS. Docente dos anos iniciais, e atualmente gestora, na Rede Pública Municipal de Ensino de Porto Alegre- RS

Referências

.
Publicado
2024-09-20