LETRAMENTO LITERÁRIO: LEITURAS, REGISTROS E OBSERVAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA EM CONTEXTO DE PANDEMIA

Palavras-chave: Formação de leitores. Ler é Pai D'égua. Letramento Literário. Ensino Remoto.

Resumo

Este artigo objetiva descrever as ações do projeto "Ler Pai D'égua", um projeto de incentivo à leitura, realizado na modalidade remota, no ano 2020 na EMEF Gumercindo Gomes localizado em um bairro do município de Tucuruí-Pa. O projeto tem como objetivo formar leitores críticos e participativos, capazes de interagir em sua realidade como cidadãos conscientes. Como método de pesquisa, adotou-se uma abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram os estudantes matriculados do 1º ao 5º da referida escola, foram utilizados canais de comunicação virtual, como WhatsApp, Facebook e plataforma digital, além de uma biblioteca virtual com diversos tipos de literatura. Os resultados demonstraram significativa contribuição para o letramento literário e o entretenimento dos estudantes e da comunidade durante o período de distanciamento social.

Biografia do Autor

Leila Suely Veloso Peres , Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestranda em Educação e Cultura pela Universidade Federal do Pará (UFPA), graduada em Pedagogia (UFPA) e Letras Libras (FAAT). Atualmente é coordenadora da educação especial e inclusiva da SEMED, Tucuruí/PA.

Silvaney Vieira da Silva, Faculdade Gamaliel

Mestre em Letras (pela UNIFESSPA) e graduado em Letras (UFPA). Atualmente é professor efetivo na prefeitura de Tucuruí/PA e atua como coordenador do curso de pedagogia (Faculdade Gamaliel). 

Referências

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Publicado
2025-04-23