O MULTICULTURALISMO NA CONTEMPORANEIDADE E SUA RELAÇÃO COM AS MINORIAS

  • Maria Leda Melo Lustosa Pereira Universidade Federal do Tocantins
  • Ailk de Souza Pinheiro Universidade Federal do Tocantins
  • José Wilson Rodrigues de Melo Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Multiculturalismo. Contemporaneidade. Minorias.

Resumo

Este artigo pretende realizar uma análise de conteúdo a partir do tema “Multiculturalismo na Contemporaneidade e sua relação com as minorias.” O tema será enfocado a partir de três reflexões centrais: 1) Abordagem de conceitos relacionados aos aspectos históricos sobre Multiculturalismo na Contemporaneidade; 2) “Minorias”, englobando o termo na sua acepção ampla (conceito e considerações relevantes); e 3) Relação entre Minorias e o Multiculturalismo na Contemporaneidade. Pretende-se ainda, promover uma reflexão sobre o tema abordado em uma concepção de política pública sobre ações afirmativas e seus reflexos sociais, culturais, econômicos e étnicos na visão dos autores, bem como à luz da Constituição Federal de 1988.

Biografia do Autor

Maria Leda Melo Lustosa Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT). Possui Pós-graduação, lato sensu, em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil, Canoas/RS. Graduada em Direito pelo Centro Universitário Luterano de Palmas/TO. Graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar e docência das disciplinas pedagógicas do magistério, pelo Centro Universitário Luterano de Palmas/TO. Docente na Educação Básica desde 1995. Professora Efetiva da Rede Estadual de Ensino do Tocantins desde junho de 2002, vinculada à área de Planejamento e Gestão. Exerce a Advocacia.

Ailk de Souza Pinheiro, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT). Pós - Graduado em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera - Uniderp. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduando em Filosofia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).  

José Wilson Rodrigues de Melo, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutor em Sciences de l'Éducation pela Université de Montréal - UdM, Canadá (2013). Doutorado em Didacta e Organización Escolar pela Universidade de Santiago de Compostela - USC, Espanha (2008); Estudios de Tecero Ciclo pela Universidade de Santiago de Compostela - USC (2002); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1995); Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (1994). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1985). Professor Efetivo da Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT desde 2003. Membro do Corpo Docente do Mestrado Profissional (Interdisciplinar) em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos. Membro do Corpo Docente do Mestrado Profissional em Educação. Membro do Colegiado de Pedagogia (UFT - Palmas). Tem experiência na área de Educação com ênfase nos seguintes temas: política educacional, ensino superior, formação de professores, currículo, direitos humanos. Uma categoria transversal aos temas de pesquisa é a diversidade cultural. 

 

Referências

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Publicado
2019-05-02