A ATUAÇÃO DAS GOVTECHS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL
Resumo
A Tecnologia de Informação está mudando aos poucos a forma de gerir, trazendo vários benefícios como praticidade, economicidade, sustentabilidade e celeridade. Entre os principais responsáveis por essas mudanças estão as govtechs, empresas focadas em tecnologia, processos de trabalho e soluções ágeis, com o propósito de gerar inovação para a gestão pública e auxiliar na economia de recursos públicos. O objetivo deste trabalho é apresentar as melhorias que as govtechs podem trazer à administração pública municipal. Para a elaboração deste estudo, foram extraídas informações oriundas da administração pública da cidade de São Bento – PB. O município atualmente possui contrato firmado com a empresa Alfa Inteligência e Serviços de Software e Opinião LTDA, a qual implementou na administração pública do município a plataforma 1Doc para gestão de documentos eletrônicos. Esta mudança na forma de administrar traz economicidade, considerando a ausência de necessidade de impressoras, tintas e folhas de papel para impressão dos documentos, assim como sustentabilidade, considerando também que a combustão ou queima de combustíveis fósseis utilizados em veículos gera gases poluentes, tais como o dióxido de carbono, que é considerado por muitos como o principal causador do aquecimento global. Foram analisados quantitativos extraídos diretamente da plataforma para comprovar estes benefícios.
Referências
COPALO, E. D. R. Icp-brasil. Revista CEJ, v. 7, n. 20, p. 58-66, 2003.
DA SILVA, S. E. P., et al. Desenvolvimento Ecosustentável: Modelo de gestão ambiental para a reciclagem de papel. Cuiabá: UFMT, 2015.
DA SILVA, V. F. L. USO DA PLATAFORMA 1DOC NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE SÃO BENTO – PB. Anais do II SertãoComp: Encontro de Computação do Sertão. p. 48-53. Cajazeiras: IFPB, 2022.
DOMINGUEZ, G.; GERBASI, N. Govtechs e o futuro do governo: o ecossistema govtech no Brasil Novas tecnologias e novas parcerias público-privadas para melhorar os serviços públicos. Caracas: CAF, jun. 2020.
FIORI, R. et al. Govtech e o futuro do governo: o caso da Gove no Brasil. Caracas: CAF, jul. 2020.
GUARIEIRO, L.L.N.; VASCONCELLOS, P.C.; SOLCI, M. C. Poluentes atmosféricos pro-venientes da queima de combustíveis fósseis e biocombustíveis: uma breve revisão. Revista Virtual de Química, [Niterói], RJ, v. 3, n.5, p. 434-445, nov. 2011.
SANTOS, R. O. T. et al. A implantação do sistema eletrônico de informações na adminis-tração pública do distrito federal: gestão estratégica inovadora de governo digital e atua-ção colaborativa. In: Congresso Consad de Gestão Pública. p. 1-23, 2017.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).