HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS

Palavras-chave: História. Educação. Surdo. Libras.

Resumo

O estudo em pauta objetiva apresentar o contexto histórico sobre a educação de surdos a contribuir com o processo de ensino aprendizagem de pessoas com tal especificidade. Utilizou-se o método de pesquisa bibliográfica em caráter exploratório, de maneira que foram elencados os principais acontecimentos da história pesquisada, com destaque para importantes avanços. O presente trabalho possibilitou o aprofundamento nas discussões sobre a temática abordada, de maneira que identificou aspectos relevantes, tais como: o surdo sempre foi excluído socialmente sendo subestimado em sua intelectualidade; no decorrer da trajetória histórica movimentos se levantaram na luta pelo reconhecimento de direitos da pessoa surda alcançando conquistas importantes, nomeadamente o reconhecimento legal da LIBRAS como língua oficial da comunidade surda brasileira, o direito a educação com atendimento em Libras. Subsequentemente, a realidade exposta mostra-nos a importância de difundirmos o conhecimento como meio de mitigar qualquer resquício de cultura excludente, dirimindo preconceitos.

Biografia do Autor

Débora Guedes Leandro de Jesus, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestra em Educação (pela UFT) e Pós-graduada em Língua Brasileira de Sinais (pela UCDB). Atualmente é professora no Centro Universitário Luterano de Palmas - ULBRA. 

Denise de Barros Capuzzo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós- doutora em Ciências, Tecnologia e Inclusão (pela UFF), Doutora em Educação (pela PUC-GO) e mestra em Psicologia (pela PUC-GO). Atualmente é professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado
2024-12-09