CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS E GRUPOS REFLEXIVOS PARA RESPONSABILIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DE AUTORES (AS) DE VIOLÊNCIA CONTRA A POPULAÇÃO LGBTQIA+

Palavras-chave: Grupo reflexivo. Sexualidade. Gênero. Violências. Colonialidade.

Resumo

O presente artigo objetiva refletir sobre a importância dos programas de educação e reflexão para autores (as) de violências contra a população LGBTQIA+. No que diz respeito a crimes de ódio à sexualidade e gênero para esta população, tais grupos ainda não são uma realidade dentro do contexto de restauração da participação social de infratores. Para tanto, usou-se as perspectivas dos trabalhos já desenvolvidos em programas e grupos reflexivos para agressores de mulheres, trazendo alguns pontos da historiografia e a finalidade dos métodos de funcionamento desenvolvidos. O método foi a revisão narrativa através de interpretação e análise crítica. Portanto, este artigo procura contribuir para questionar e refletir sobre a violência que a população LGBTQIA+ sofre e como a leitura social desses casos acontece. Concernente aos resultados propõe: a) o reconhecimento da LGBTfobia como uma construção social fruto da colonialidade e, b) a inserção de grupos reflexivos para autores de LGTBFOBIA.

Biografia do Autor

Laize da Fonseca Araujo, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Psicóloga, Bacharel em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA).

Aline Stefany Queiroz Leite, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Psicóloga,  Mestranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia - PPGP/UFPA. Universidade Federal do Pará  (UFPA). 

Marcela Montalvão Teti, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Psicologia (pela UFRJ), Mestre em Psicologia (pela UFSC), Pós-doutoranda em Economia (pelo ISCAL). Atualmente é professora visitante do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPA.

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Publicado
2024-12-09