ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM OBRAS DE CONCRETO ARMADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO EM BARRA DO GARÇAS-MT
Resumo
A construção civil se utiliza de diferentes materiais para formar as estruturas que compõe as edificações. Todos esses materiais em contato com intempéries e ação do tempo tendem a se danificarem e apresentarem patologias. Este trabalho se propôs a avaliar a estrutura de um bloco na Universidade Federal de Mato Grosso campus II no município de Barra do Garças – MT por meio fotográfico e relacionar com a biografia existente. Observou-se diferentes patologias no bloco da UFMT campus Araguaia II como armadura exposta, concreto e corrosão. É importante realizar uma vistoria periódica, pois vários problemas podem ser corrigidos aumentando a vida útil da edificação.
Referências
BARBOSA, J. P, Levantamento das manifestações patológicas em edificações da universidade federal de mato grosso – Campus Universitário do Araguaia. 2021. 124 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2021.
LICHTENSTEIN, N. B, Procedimento para formulação dos diagnósticos de falhas e definição de conduta adequada à recuperação de edificações, São Paulo, 1985. 191p.
MARTIN, J. F. M, Aditivos para Concreto. In: ISAIA, Geraldo Cechella. Concreto: Ensino, Pesquisa e Realizações, São Paulo: Editora Ibracon, 2005. V1. Cap. 13, p. 381-406.
MEDEIROS JUNIOR, R. A. L.A.; BALESTRA, M. G.; TINO, C. E, Identificação das principais manifestações patológicas em estruturas de concreto armado pertencentes ao DCTA. In: Congresso Internacional sobre Patologia e Reparação de Estruturas. 2013. p. 1-9.
MIOTTO, D, Estudo de caso de patologias observadas em edificação escolar estadual no município de pato branco-pr. 2010. Monografia (Especialização) - Pós-Graduação em Construção de Obras Públicas, Universidade Federal do Paraná. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/34353/MIOTTO%2C%20DA NIELA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 20/08/2021.
SORGATO, M. J.; MELO, A. P.; MARINOSKI, D. L.; LAMBERTS, R. Análise do procedimento de simulação da nbr 15575 para avaliação do desempenho térmico de edificações residenciais, Ambiente Construído, v. 14, n. 4, p. 83-101, 2014.
SOUZA, P. S; SANTOS, O, Patologias em estruturas de concreto armado. BOLETIM DO GERENCIAMENTO, [S.l.], v. 24, n. 24, p. 1-11, maio 2021. ISSN 2595-6531. Disponível em:
SOUZA, V. C.; RIPPER, T, Patologia, recuperação e reforço de estruturas de concreto. São Paulo: Pini, 1998.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).