LUDIBRINCANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS PEQUENAS!?

Palavras-chave: Ludicidade. Educação Infantil. Crianças Pequenas. Narrativas Infantis.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender de que forma a ludicidade contribui para o processo de desenvolvimento e aprendizagem no Infantil II. Orientada por este objetivo geral, buscou-se ainda: identificar as atividades lúdicas vivenciadas pelas crianças do infantil II; verificar como as brincadeiras das crianças do infantil II influenciam o seu desenvolvimento e analisar o que elas narram sobre a ludicidade, jogos e brincadeiras. Para efetivação dos objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa de campo na abordagem qualitativa e uma entrevista semiestruturada com as crianças. De forma geral, as respostas apresentadas revelam que elas se apropriam da brincadeira por meio do ambiente em que vivem, tanto em casa como nas Instituições de educação, o que favorece o desenvolvimento e aprendizagem. Nesta perspectiva, esperamos que as crianças sejam as protagonistas das atividades educativas, interagindo e aprendendo por meio das brincadeiras, e que este despertar favoreça o desenvolvimento de cidadãos críticos e reflexivos.

Biografia do Autor

Tyciana Vasconcelos Batalha, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestranda em Gestão do Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância & Docência (GEPEID-UFMA). 

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Publicado
2023-05-16